Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Fazenda revisa projeção do PIB de 2025 para 2,3% por cenário contracionista

Fazenda revisa projeção do PIB de 2025 para 2,3% por cenário contracionista

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2025, reduzindo a expectativa de crescimento de 2,5% para 2,3%. 

A revisão ocorreu devido ao impacto das políticas monetária e fiscal contracionistas e foi divulgada no documento “2024 em retrospectiva e o que esperar de 2025”, publicado na última quinta-feira (13).

De acordo com a SPE, o aumento da taxa básica de juros e o ambiente externo adverso influenciaram a revisão para baixo da previsão de crescimento. 

O carry-over para 2025 também se reduziu recentemente”, destaca o documento.

Publicidade
Publicidade

O impacto será mais forte para setores cíclicos, como aqueles dependentes de crédito, massa salarial e transferências governamentais, que devem sofrer com o menor ritmo de expansão. 

Em contrapartida, segmentos não cíclicos, como a produção agropecuária e extrativa, devem manter crescimento expressivo, garantindo que a atividade econômica não se distancie do seu potencial e contribuindo para um efeito desinflacionário devido ao aumento da oferta de produtos.

Entre os setores produtivos, a projeção para a indústria foi revisada de 2,5% para 2,2%, enquanto o setor de serviços teve sua expectativa reduzida de 2,1% para 1,9%. A agropecuária, por sua vez, manteve a projeção de crescimento em 6,0%.

A SPE prevê que o crescimento econômico será mais forte no primeiro trimestre de 2025, impulsionado pela colheita recorde de soja e pelos efeitos do reajuste do salário mínimo, beneficiando setores como transportes e comércio. 

Entretanto, a partir do segundo trimestre, o ritmo deverá desacelerar, com estabilidade a partir de julho, em função da política monetária restritiva e da redução dos impulsos de crédito e mercado de trabalho.

Impacto das tarifas dos EUA e previsão de inflação

A SPE também avaliou o impacto das tarifas de importação sobre ferro, aço e alumínio nos Estados Unidos, que podem ser implementadas. O documento indica que as exportações brasileiras desses produtos para os EUA corresponderam a 1,9% do total exportado pelo Brasil em 2024, representando 40,8% do valor total exportado de ferro, aço e alumínio. Dessa forma, o impacto esperado na indústria de metalurgia será relevante, mas limitado no contexto geral das exportações e do PIB brasileiro.

A expectativa para a inflação em 2025 é de estabilidade, com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) projetado em 4,8%, situando-se ligeiramente acima do teto da meta. A pasta atribui essa resiliência a efeitos defasados da depreciação cambial e ao ritmo aquecido da atividade econômica. Os preços dos alimentos devem apresentar queda, enquanto os serviços devem permanecer estáveis. Já os preços monitorados e bens industriais tendem a subir.

Os preços de carnes tendem a desacelerar até o final do ano, menos impactados pela reversão no ciclo de abate do gado e pelo avanço das exportações. O cenário também deverá ser mais favorável para o arroz, feijão, alimentos in natura e derivados de soja e leite, refletindo as boas perspectivas para o clima e a produção agrícola em 2025”, ressalta o documento. No entanto, a baixa colheita de 2024 deve pressionar para cima os preços do trigo e seus derivados.

A SPE ainda apontou que 0,9 ponto percentual da inflação projetada para 2025 está relacionado aos efeitos da variação cambial até o final de 2024. O cenário inflacionário poderá melhorar caso o real mantenha um desempenho favorável em relação a outras moedas, mantendo-se abaixo de R$ 5,80 por dólar.

Você leu sobre PIB. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!