Após a divulgação da ata do Copom, a EQI Asset anunciou uma revisão em suas projeções para a taxa Selic em 2025.
A gestora, que anteriormente previa a Selic em 12,5% ao ano, agora projeta uma taxa de 13% em 2025. Segundo Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, a revisão reflete a expectativa de uma política monetária mais rígida do que o inicialmente esperado.
“Mudamos nosso call de Selic para 13% ao ano em 2025. Antes, a expectativa era taxa de 12,5%. Estamos colocando mais uma alta de 50 pontos-base no ano que vem. Tínhamos projeção de uma alta de 50 pontos e uma de 25 em 2025, agora temos duas altas de 50 e uma de 25 com Selic mais alta do que se imaginava inicialmente”, explica Kautz.

EQI Asset vê três altas da Selic no ano que vem
Na reunião do Copom de dezembro, a gestora enxerga mais um aumento de 50 pontos-base, com Selic fechando o ano a 11,75%. Em janeiro de 2025, a Selic deve ter novo aumento de 50 pontos, chegando a 12,25%. Em março, mais 50 pontos, com taxa alcançando 12,75%. Por fim, deve haver mais uma alta de 25 pontos em maio, com Selic a 13%, onde deve permanecer até meados do ano que vem.
“A ata trouxe um cenário internacional ainda preocupante sob perspectivas de inflação e movimento de juros ao redor do mundo. Em termos de atividade no Brasil, trouxe uma desaceleração do comércio e uma moderação do crescimento da renda, mas muito pouco para mudar o cenário-base do Banco Central, que é de economia que cresce de maneira robusta”, explica Kautz.
Ele observa que o Copom cita a inflação de alimentos, que deve subir nos próximos meses, como a gestora vinha projetando, e uma preocupação de que a depreciação cambial possa aparecer nos produtos industriais nos próximos meses. A inflação de serviços parou de cair e se estabilizou em 4,5% ao ano. O IPCA está próximo de 4%.
“No comunicado, mencionam que uma deterioração das expectativas poderia fazer com que se prolongasse o cenário de alta de juros. De lá para cá, o Focus piorou, inclusive para 2026. Não nos parece que seja o caso de acelerar o ritmo de altas de juros para 75 pontos-base, mas sim de um prolongamento do ciclo de alta”, explica.
Ouça o áudio na íntegra:
Calendário das próximas reuniões do Copom em 2025
O Copom se reunirá nas seguintes datas ao longo de 2025 para avaliar a taxa Selic e acompanhar o cenário econômico:
- 28 e 29 de janeiro
- 18 e 19 de março
- 6 e 7 de maio
- 17 e 18 de junho
- 29 e 30 de julho
- 16 e 17 de setembro
- 4 e 5 de novembro
- 9 e 10 de dezembro
Ata do Copom destaca incertezas econômicas e pressões externas
Na ata divulgada nesta terça-feira, o Copom justificou o aumento da Selic para 11,25%, indicando que a decisão visa alinhar a inflação à meta de 3%. O documento pontuou a complexidade do cenário externo, especialmente as dúvidas sobre a economia dos EUA e a postura futura do Federal Reserve (Fed), banco central americano. Além disso, o Copom destacou as pressões inflacionárias internas, com uma dinâmica econômica e de mercado de trabalho que segue aquecida, desafiando o processo de desinflação.
O comitê também ressaltou que as recentes percepções sobre o aumento dos gastos públicos impactam as expectativas de mercado, o que torna essencial uma política fiscal previsível e comprometida com a sustentabilidade, para reforçar a estabilidade e reduzir os riscos aos ativos financeiros brasileiros.
Você leu sobre as projeções da EQI Asset para a Selic. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!