No início de novembro, uma tempestade afetou a Região Metropolitana de São Paulo, deixando 4,2 milhões de cidadãos sem energia elétrica. Alguns relatos indicam que pessoas ficaram mais de uma semana sem energia.
Para amenizar o impacto negativo em sua imagem, a Enel de São Paulo anunciou que os clientes cadastrados no programa Tarifa Social, que ficaram sem energia por 48 horas ou mais, terão isenção do pagamento de até três contas de luz.
Esse benefício também será concedido a todos os clientes que dependem de energia elétrica em suas residências (eletrodependentes) cadastrados na distribuidora, independentemente da duração da interrupção do fornecimento de energia, segundo a companhia.
No entanto, para ter acesso à isenção nas contas de energia, a Enel ressalta que ela só é válida para os clientes cadastrados antes da data do “evento climático que afetou severamente a rede de distribuição, no dia 3 de novembro, em São Paulo”.
Se esses clientes tiverem débitos anteriores com a Enel, até três contas em atraso serão abonadas em substituição à isenção.
“Essa medida de apoio demonstra a sensibilidade e o compromisso social da empresa, cuja atuação é pautada pelo relacionamento responsável com as comunidades em que atua, especialmente com aqueles clientes mais vulneráveis”, afirmou a empresa em comunicado.
“A companhia entende que a energia é um insumo essencial à sociedade e se solidariza com todos os consumidores impactados pelos severos danos causados pelas tempestades à rede elétrica”, disse a Enel.