As eleições na Argentina estão a todo vapor: a candidata derrotada no primeiro turno, a empresária Patricia Bullrich, anunciou nesta quarta-feira (25) que irá apoiar Javier Milei no segundo turno das eleições do país na disputa contra Sergio Massa, governista.
O posicionamento de Bullrich surpreende por conta de sua aproximação de uma oposição mais moderada, ligada ao ex-presidente Mauricio Macri. Ela havia ficado em terceiro lugar no pleito do último domingo (22), com 23,8% dos votos. De acordo com o jornal La Nación, o apoio de Bullrich foi decidido após reunião dela com Macri.
“Nós nos perdoamos. Ser neutro é ser favorável ao kirchnerismo”, disse ela, de acordo com a publicação, referindo-se sobre o porquê não ter ficado neutra nessa fase das eleições. “A urgência do momento desafia-nos a não ser neutros. Ratificamos os valores da mudança e da liberdade”, completou ela, de acordo com a publicação.
Eleições na Argentina: ex-candidata critica vice-presidente
Durante a entrevista coletiva na qual justificou seu apoio, Bullrich disse que optar pela neurtalidade significaria manter “Cristina Kirchner (vice-presidente do país e ex-presidente) impune”. Ela acrescentou que a corrente políltica liderada pela vice-presidente governo o país há 20 anos e que durante esse tempo a situação econômica do país só se aprofundou.
Sergio Massa, o candidato da coalizão governista e atual ministro da Economia da Argentina, surpreendeu ao liderar o primeiro turno da eleição na Argentina, superando as expectativas.
Massa avançará para o segundo turno da disputa presidencial, agendado para 19 de novembro, enfrentando Javier Milei, um candidato populista que se autodefine como libertário.
As eleições na Argentina são uma pauta importante para o governo brasileiro, principalmente se Milei for eleito. Isso porque o candidato da ultradireita prometeu retirar o país do Mercosul e disse ainda que não pretende negociar com “o comunista Lula”, em referência ao presidente brasileiro.
Você leu sobre as eleições na Argentina. Quer saber quais são as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos? Clique abaixo e saiba mais!