Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Debate nos EUA: veja desempenho de Trump e Kamala

Debate nos EUA: veja desempenho de Trump e Kamala

Donald Trump e Kamala Harris realizaram o primeiro debate da campanha eleitoral para a presidência dos Estados Unidos na terça-feira (11). Este deve ser o único debate entre os candidatos até as eleições, que estão marcadas para 5 de novembro.

Uma pesquisa da rede de TV norte-americana CNN aponta que 63% dos eleitores acreditam que a democrata teve um desempenho melhor do que seu oponente, que foi mais bem visto por apenas 37%.

Os apresentadores da ABC News e mediadores do evento, David Muir e Linsey Davis, verificaram insistentemente os dados e declarações de Trump ao longo do debate. Houve, também, pressão por respostas diretas em suas perguntas.

Trump e Kamala: quem se saiu melhor no debate?

No primeiro embate, na avaliação de especialistas e pesquisas, o cenário ficou mais complicado — e delicado — para o atual presidente Biden, que era questionado sobre a capacidade de governar por mais quatro anos, diante de idade avançada. A pressão pela desistência apenas aumentou após o evento, o que culminou na renúncia do presidente à reeleição.

Diferentemente do primeiro debate entre Trump e o presidente Joe Biden, o desempenho do ex-presidente dos EUA não foi considerado “vencedor” na ocasião de terça-feira (10).

Especialistas apontam que houve um padrão no evento, com provocações de Kamala Harris para Trump, que fez defesas demoradas sobre seu comportamento e comentários do passado.

Havia a expectativa de que ambos trocassem ataques e acusações. Kamala tem se referido ao republicano como uma “ameaça à democracia“. Trump tenta pintar a democrata como uma radical de esquerda, além de constantemente fazer uma ligação à imagem de Joe Biden.

Em primeiro lugar, é importante lembrar ao ex-presidente: você não está concorrendo contra Joe Biden; você está concorrendo contra mim“, rebateu Harris.

Kamala tem 59 anos e é a atual vice-presidente dos Estados Unidos. Se vencer, será a primeira mulher eleita presidente do país. Já Donald Trump tem 78 anos e foi presidente entre 2017 e 2021. Em 2020, tentou a reeleição, mas foi derrotado por Joe Biden.

Trump, quando questionado sobre os relatos de que a campanha de Harris deseja um segundo debate em outubro, disse: “Ela quer porque perdeu”. “Eu não sei. Tenho que pensar sobre isso. Mas se você ganhou o debate, eu meio que acho que talvez eu não devesse fazer isso. Por que razão devo fazer outro debate?”, questionou.

Tópicos discutidos no debate

Donald Trump acusou a adversária de “querer fazer operações transgênero pelo país”, chamou-a de “marxista” e disse que os EUA se tornarão “uma Venezuela com anabolizante” caso Harris vença as eleições.

O ex-presidente acusou Kamala de ter um plano para “confiscar as armas de todo mundo”. A democrata não apenas negou a afirmação, como retrucou ao dizer que ela própria e seu candidato a vice, Tim Walz, têm armas e não planejam tirar este direito das pessoas.

Kamala e eu somos portadores de armas. Nós não vamos retirar seus direitos protegidos pela Segunda Emenda (da Constituição). Só vamos impedir que seus filhos sejam baleados na escola“, disse Walz, após o debate.

Trump reforçou o discurso de que o país está sendo “invadido” por criminosos estrangeiros. Ele chegou a dizer que imigrantes estão comendo cachorros de norte-americanos, o que provocou risos de Kamala e de uma correção quase imediata dos apresentadores.

Sobre o conflito na Ucrânia, Trump disse que tem “um bom relacionamento” tanto com Vladimir Putin, presidente da Rússia, quanto com o ucraniano Volodymyr Zelensky, e prometeu que dará um fim à guerra na Ucrânia caso seja eleito.

O ex-presidente também disse que Kamala não conseguiu garantir a paz depois de ter sido enviada para negociar com os líderes da Ucrânia e da Rússia.

Taylor Swift declara apoio a Kamala Harris

A cantora Taylor Swift declarou, por meio de um post no Instagram, que votará em Kamala Harris para presidente dos Estados Unidos. A artista fez a postagem logo após o debate na noite de terça-feira (10).

Veja a postagem a seguir:

“Como muitos de vocês, eu assisti ao debate hoje à noite. Se ainda não fez isso, agora é um ótimo momento para pesquisar as questões em pauta e as posições que esses candidatos assumem nos tópicos que mais importam para você. Como eleitora, eu me certifico de assistir e ler tudo o que posso sobre suas políticas e planos propostos para este país.

Recentemente, fui informada de que uma inteligência artificial ‘minha’, falsamente apoiando a candidatura de Donald Trump à presidência, foi postada em seu site. Isso realmente evocou meus medos em relação à IA e aos perigos de disseminar desinformação. Cheguei à conclusão de que preciso ser muito transparente sobre meus planos reais para esta eleição como eleitora. A maneira mais simples de combater a desinformação é com a verdade.

Vou votar em Kamala Harris e Tim Walz na eleição presidencial de 2024. Estou votando em Kamala Harris porque ela luta pelos direitos e causas que acredito precisarem de uma guerreira para defendê-los. Acho que ela é uma líder talentosa e com pulso firme, e acredito que podemos conquistar muito mais neste país se formos liderados pela calma e não pelo caos. Fiquei muito alegre e impressionada com a escolha de Tim Walz como vice, alguém que tem defendido os direitos LGBTQ+, a fertilização in vitro e o direito da mulher sobre seu próprio corpo há décadas.

Fiz minha pesquisa e fiz minha escolha. A sua pesquisa é totalmente sua, assim como a escolha. Também quero dizer, especialmente para quem vai votar pela primeira vez: lembre-se de que, para votar, você precisa se registrar! Também acho muito mais fácil votar antecipadamente. Vou colocar o link de onde se registrar, as datas e informações sobre votação antecipada nos meus stories.

Com amor e esperança,
Taylor Swift
Senhora dos gatos sem filhos”

A assinatura de Swift como “Childless Cat Lady” (“Senhora dos gatos sem filhos”, em tradução direta) faz referência ao comentário de JD Vance, vice escolhido por Trump, que ridicularizou adultos que não têm filhos ao usar a expressão.

Vance enfrentou uma reação negativa pela fala em que chamou vários democratas — incluindo a própria Harris — de “um bando de senhoras dos gatos sem filhos que são infelizes com suas próprias vidas“. Recentemente, ele disse que seus comentários foram “sarcásticos”.

Após a força na última eleição presidencial dos Estados Unidos, muitos norte-americanos aguardavam as manifestações de celebridades fortes, como a própria Taylor Swift. Isso porque, como em 2020, o apoio aos democratas pode ser novamente decisivo.

Nas últimas eleições presidenciais, tanto Taylor Swift quanto Beyoncé se manifestaram publicamente apenas perto das votações – em outubro e novembro, respectivamente. Na época, Biden venceu com uma margem de mais de 20 pontos entre os norte-americanos com menos de 20 anos.