Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
CPI: Inflação ao consumidor dos EUA sobe 0,2% em abril, abaixo do esperado

CPI: Inflação ao consumidor dos EUA sobe 0,2% em abril, abaixo do esperado

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI), inflação ao consumidor norte-americano, subiu 0,2% em abril, abaixo do esperado, de acordo com dados ajustados sazonalmente divulgados nesta terça-feira (13) pelo Departamento do Trabalho dos EUA.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis, subiu também 0,2%, ante expectativa de alta de 0,3%. Na base anual, o CPI subiu 2,8%, ante projeção de 2,4%.

CPI: preocupações com a inflação em foco

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, decidiu recentemente interromper o ciclo de cortes nas taxas de juros devido a preocupações com o avanço da inflação. Na última semana, a instituição optou por manter os juros entre 4,25% e 4,5% pela terceira vez consecutiva.

Mesmo diante da pressão do então presidente Donald Trump, que buscava novas reduções, o presidente do Fed, Jerome Powell, adotou uma postura mais prudente.

É importante destacar que algumas medidas tomadas pelo governo republicano — como a imposição de tarifas sobre produtos importados e o endurecimento das políticas migratórias — tendem a gerar pressão inflacionária. Isso reforça as preocupações com o aumento dos preços e dificulta uma flexibilização na política de juros.

Taxas de juros mais altas nos EUA tornam os títulos públicos americanos mais atrativos, por serem considerados investimentos extremamente seguros. Isso leva investidores a manterem ou direcionarem seus recursos para o mercado norte-americano.

Já em cenários de queda nos juros, esses investidores costumam buscar alternativas com maior rentabilidade em outros mercados, como a bolsa de valores do Brasil.