Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Corte de gastos deve ser anunciado até terça-feira, diz Haddad

Corte de gastos deve ser anunciado até terça-feira, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o pacote de corte de gastos obrigatórios será anunciado até a próxima terça-feira (26). Antes disso, na manhã de segunda-feira (25), a equipe econômica apresentará a minuta das medidas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião marcada para as 10 horas no Palácio do Planalto. 

De acordo com Haddad, o encontro com Lula servirá para ajustar os últimos detalhes dos textos que serão enviados ao Congresso, incluindo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei complementar. O presidente já reservou sua agenda da manhã de segunda para tratar exclusivamente do tema, de acordo com a Agência Brasil.

“Vamos acertar com ele (presidente Lula) a redação de um ou outro detalhe, inclusive sobre o acordo com o Ministério da Defesa, que ele soube informalmente por mim hoje (22). Após a reunião de segunda-feira, estaremos prontos para divulgar as medidas. Isso deve acontecer na própria segunda ou na terça, a depender da comunicação do governo”, explicou Haddad. 

Leia também:

Publicidade
Publicidade

Corte de gastos garantem cumprimento do arcabouço

O ministro reforçou que as medidas do pacote garantirão o cumprimento das regras do arcabouço fiscal, sem revelar números exatos sobre o impacto. Segundo Haddad, as ações visam equilibrar o orçamento público e traçar uma trajetória sustentável para a dívida pública, permitindo uma futura redução dos juros e garantindo o crescimento econômico com inflação controlada. 

“O arcabouço fiscal nos dá uma excelente base para buscar o equilíbrio orçamentário, estabilizar a dívida e retomar, em algum momento, uma trajetória de queda nos juros, sempre com a inflação dentro da meta”, destacou Haddad. 

Haddad mencionou que as mudanças na previdência dos militares gerarão uma economia anual de mais de R$ 2 bilhões. O cálculo exato, no entanto, é complexo devido à indisponibilidade de dados completos para os ministérios do Planejamento e da Gestão e Inovação. 

Você leu sobre corte de gastos. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!