Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Correios têm maior déficit entre estatais do governo

Correios têm maior déficit entre estatais do governo

Os Correios registraram o maior déficit entre as estatais federais, tendo um saldo negativo de R$ 3,2 bilhões, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (31). O resultado faz parte de um déficit total de R$ 8,07 bilhões somado pelas 20 estatais contabilizadas.

Diante desse cenário, o presidente da empresa, Fabiano Santos, anunciou um plano de reestruturação para tentar tornar a estatal lucrativa, após reunião no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.

Santos destacou que os números divulgados não são definitivos, já que o balanço completo da empresa será apresentado apenas em março, e sugeriu que pode haver uma melhoria nos resultados. Ele atribuiu parte do déficit a problemas herdados de gestões anteriores, como o acúmulo de precatórios, que impactaram as contas atuais.

Presidente dos Correios diz que empresa está em recuperação

Apesar de reconhecer que os Correios estão em “processo de franca recuperação”, o presidente listou desafios significativos para equilibrar as operações. Entre eles, destacou os custos elevados com a universalização dos serviços postais, que são arcados integralmente pela empresa, além das despesas com pessoal e o sucateamento da infraestrutura.

Leia também:

“Os Correios pagam um preço muito alto pelo sucateamento. Não houve investimento em tecnologia. Se os Correios tivessem se modernizado antes, talvez pudessem ter uma situação melhor”, disse.

Para reverter o cenário, Santos citou medidas como a revisão de contratos, relicitações e a busca por novas fontes de receita. Ele enfatizou que a empresa está se reposicionando no mercado, deixando de depender exclusivamente de setores tradicionais e se consolidando como uma empresa de logística.

“A empresa estava acostumada a atuar com os mesmos setores, hoje não é mais assim. Os Correios vão se consolidar cada vez mais como uma empresa de logística”, afirmou.

Você leu sobre Correios. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!