Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Coronavírus: quando a realidade imita a ficção

Coronavírus: quando a realidade imita a ficção

Durante a semana, o mundo acompanhou (está acompanhando) a disseminação do coronavírus, que surgiu na cidade de Wuhan, na China e já fez 26 vítimas e contaminou, até este momento, 800 pessoas nos país asiático. Porém, o vírus já se faz presente nos Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Tailândia, Taiwan, Coreia do Sul, Vietnã, Singapura e Arábia Saudita. México e Brasil tiveram suspeitas, mas que, por hora, descartadas.

Mas não foi apenas na sociedade que teve pânico. As bolsas ao redor do mundo também foram abaladas, principalmente diante do temor de que a produção de petróleo fosse afetada  com a disseminação do coronavírus. Na última quarta-feira (22), o preço do petróleo chegou a ser operado com quedas de mais de 1%.

Já correm teorias sobre a origem do coronavírus: cobras, guaxinim, peixes e frutos do mar. Tudo ainda muito incerto. Como se pega? Pelo ar: pessoa contaminada espirra ou tosse e espalha o vírus. Sintomas: Febre, dificuldade para respirar que pode avançar para Síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e morte.

Mas, se de um lado há o pânico geral, do outro há mentes brilhantes que, a partir de outros vírus que se espalharam ao redor do mundo, criaram realidades em que o planeta foi devastado por um agente bacteriano. Pensando nisso e aproveitando o assunto da semana, separamos alguns filmes, séries e livros que possuem esse contexto para vocês aproveitarem o final de semana.

Na literatura

“MaddAddão” é uma trilogia escrita por Margaret Atwood (O Conto da Aia) e que parte da seguinte premissa: Um jovem cientista decide que o homo sapiens é um projeto de deus que deu errado, os animais estão contaminados e se tornaram um souvenir raro e caro para alimentação e uma seita vegetariana e fundamentalista se torna cada vez mais popular. Um novo vírus promete devastar a humanidade da face da terra. É a partir deste enredo que a autora estabelece a sua história e faz uma serie de reflexões sobre questões que estão na ordem do dia, tais como, alimentação, poluição e ética científica. Os livros, publicados pela Editora Rocco, são encontrados facilmente e vendidos separadamente na seguinte ordem: Oryx e Crake (1), O ano do dilúvio (2) e MaddAddão (3).

Publicidade
Publicidade

“Os Despossuídos” é um clássico da ficção científica escrito por Ursula K. Le Guin e que, diferente de “MaddAdão”, onde acompanhamos o desenrolar de um vírus, tudo já aconteceu: vírus, secas intermináveis, guerras atômicas, a terra se tornou um lugar inabitável e a conquista e colonização de outros planetas é uma realidade. Já trocamos sabedorias com seres vivos de outros planetas e é neste contexto de troca que acompanhamos a viagem de um pesquisador do planeta Anarres para o planeta Urras. Com isso, Le Guin faz toda uma viagem para discutir como a Terra morreu, os vírus, a guerra e a morte da natureza.

No cinema

“Filhos da Esperança” é um longa metragem lança em 2006. A trama se passa no ano de 2027 onde, depois um vírus e guerras atômicas, as mulheres se tornaram inférteis, e o caos e a miséria se espalharam pelo planeta. O único lugar com algum tipo de ordem é o Reino Unido, mas, que está beirando ao colapso. Dirigido pele premiado Alfonso Cuarón, tem em seu elenco Julianne Moore e Clive Owen.

“Contágio”, dirigido por Steven Soderbergh, foi lançado em 2011. O ponto de partida da trama é a viagem de negócios de Beth Emholf (Gwyneth Paltrow) à China. De volta pra casa, nos EUA, ela apresenta sintomas de uma gripe forte que logo evolui para algo mais forte e fatal. Alguns dias depois, o vírus já se espalhou por toda o planeta e ceifa milhares de vida. A partir daí, acompanhamos a luta de governos ao redor do mundo para desenvolver uma vacina para conter a nova doença. O elenco conta com Matt Damon, Jude Law, Kate Winslet, Laurence Fishburne e Marion Cotillard.

Na televisão

“The Rain” é uma série dinamarquesa produzida pela Netflix. A história se passa em contexto pós-apocalíptico onde um vírus que é transmitido pela chuva matou quase toda a população do planeta. Acompanhamos dois irmãos que sobreviveram ao agente e que saem em busca de outras pessoas, para quem sabe e se possível, reiniciar a vida na terra.