Foi realizada nesta segunda-feira (6), no Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos em Washington, a sessão conjunta entre a Câmara e o Senado para a certificação da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais realizadas em novembro de 2024. O resultado final foi proclamado, confirmando 312 votos para Trump e 226 para Kamala Harris.
A cerimônia, que teve início às 15h, foi conduzida pela atual vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata derrotada pelo republicano na disputa. Nos EUA, o vice-presidente exerce a função de presidente do Senado, o que fez com que Kamala, mesmo derrotada, presidisse a sessão que certificou a vitória de Trump.
A certificação da vitória é a etapa final do processo eleitoral antes da posse do presidente eleito, marcada para 20 de janeiro, também em Washington.
- Leia também: O que o Brasil pode esperar de Donald Trump?
Donald Trump: confirmação do resultado na mesma data da invasão do Capitólio
A cerimônia confirma oficialmente o resultado das eleições. Durante a sessão, dois senadores e dois membros da Câmara atuam como “escrutinadores”, posicionando-se na frente do Salão da Câmara para contabilizar os votos dos delegados, figura central no sistema eleitoral norte-americano.
Para vencer as eleições presidenciais nos EUA, um candidato deve obter pelo menos 270 votos de delegados. Trump alcançou formalmente esse número em 17 de dezembro de 2024, apesar de a votação ter ocorrido em 5 de novembro. Ao término da contagem, o presidente do Senado anuncia o resultado.
A confirmação da vitória de Trump ocorre no mesmo dia da invasão do Capitólio em 2021, quando uma multidão atacou a sede do Congresso americano na tentativa de impedir a certificação do resultado da eleição presidencial de 2020.
À época, o agora presidente eleito dos EUA, Donald Trump, havia perdido a eleição para Joe Biden e se recusado a reconhecer a derrota, o que levou seus apoiadores a atacarem o Capitólio durante a sessão parlamentar que confirmaria a vitória do democrata.
Em artigo de opinião publicado no domingo (5), no jornal The Washington Post, Biden falou sobre o contraste do 6 de janeiro de 2021 com o de 2025, enfatizando a transição pacífica de seu governo.
Você leu sobre a certificação da vitória de Donald Trump pelo Congresso. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!