Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Confira as datas das próximas reuniões do Fed e Copom em 2024

Confira as datas das próximas reuniões do Fed e Copom em 2024

O calendário de cada reunião do Fed, o Banco Central americano, é estabelecido com bastante antecedência, da mesma forma que acontece no Brasil com o Copom (Comitê de Política Monetária. Sendo assim, os encontros de 2024 já estão programados.

Essas reuniões, por sinal, são observadas de perto pelos mercados globais, já que frequentemente influenciam as políticas monetárias de diversos países.

Calendário das próximas reuniões do Fed

  • 19 e 20 de março
  • 30 abril e 1 de maio
  • 11 e 12 de junho
  • 30 e 31 de julho
  • 17 e 18 de setembro
  • 6 e 7 de novembro
  • 17 e 18 de dezembro

É importante lembrar que ao longo do ano outros encontros podem ocorrer se houver necessidade.

Calendário das próximas reuniões do Copom

Assim como o Fed, o Copom também fará a sua próxima reunião nos dias 19 e 20 de março para discutir os rumos da taxa Selic e a situação econômica do Brasil. Na data da reunião, os membros do Comitê decidirão se a taxa básica de juros será aumentada, reduzida ou mantida estável.

  • 19 e 20 de março
  • 7 e 8 de maio
  • 18 e 19 de junho
  • 30 e 31 de julho
  • 17 e 18 de setembro
  • 5 e 6 de novembro
  • 10 e 11 de dezembro

Reunião do Copom: como funciona

O Comitê decide sobre o valor da Selic por meio de uma votação de maioria simples. Na reunião do Copom participam os membros da diretoria colegiada, os chefes de determinados departamentos do Banco Central e o presidente do BC. Em situações de empate, é responsabilidade do presidente, Roberto Campos Neto, tomar a decisão final.

Para determinar a taxa, o comitê considera vários elementos econômicos, incluindo a inflação, as contas públicas, a atividade econômica e o cenário internacional.

É importante destacar que as decisões tomadas durante a reunião do Copom têm um impacto direto na política monetária do país, afetando o valor de bens e serviços, o poder de compra da população e o valor da moeda nacional.

Taxa Selic no Brasil

A taxa Selic, que serve como referência para os demais juros da economia brasileira, está atualmente em 11,25% ao ano. Este valor foi estabelecido durante a última reunião do Copom em 31 de janeiro, quando a taxa foi reduzida em 0,5 ponto percentual.

Conforme indicado pelo Boletim Focus do Banco Central, a projeção é que a taxa Selic encerre 2024 em 9%. Vale ressaltar que a taxa Selic é o principal instrumento utilizado pelo Banco Central para o controle da inflação.

Taxa de juros nos EUA

Além de optar pela manutenção da taxa básica de juros nos Estados Unidos na faixa de 5,25% a 5,50% ao ano, o Fomc atualizou suas projeções no “dot plot”, um gráfico de pontos que reflete as estimativas dos diretores do Comitê a cada trimestre.

Leia também – Presidente do Federal Reserve: corte de juros não está distante

Confira as datas das próximas reuniões do Fed e Copom em 2024.
Fonte: Federal Open Market Committee (FOMC)

Segundo esse gráfico, as autoridades preveem cortes de 75 pontos-base na taxa ao longo de 2024. Além disso, o quadro suavemente desfavorável da economia dos EUA permaneceu.

De acordo com as novas projeções econômicas, 17 dos 19 diretores do Fed antecipam que a taxa de juros será mais baixa até o final de 2024.

Você leu sobre as reuniões do Fed e Copom. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!