O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, indicou na quinta-feira que os cortes nas taxas de juros podem não estar muito distantes se os sinais de inflação cooperarem.
Em declarações ao Comitê Bancário do Senado, o líder do banco central não forneceu um calendário preciso de quando prevê que a flexibilização aconteça, mas observou que esse dia poderá chegar em breve.
“Estamos à espera de nos tornarmos mais confiantes de que a inflação está evoluindo de forma sustentável para os 2% ao ano. Quando conseguirmos essa confiança, e não estivermos longe dela, será apropriado começar a reduzir o nível de restrição monetária”, disse Powell.
Ele disse que os cortes seriam para que o Fed não “levasse a economia à recessão, em vez de normalizar a política à medida que a economia voltasse ao normal”.
- Leia também: Jerome Powell – conheça a trajetória do presidente do Fed
- Federal Reserve: o que é e como influencia na economia brasileira?
Presidente do Fed: apostas de corte agora se concentram em junho
Powell falou num momento em que os mercados financeiros oscilam consideravelmente nas suas expectativas em relação à política do Fed.
No início do ano, os agentes do mercado apostavam que o Fed começaria em março com os cortes e continuaria até cortar seis ou sete vezes a taxa de juros este ano. A perspectiva agora é que o primeiro corte ocorra em junho, com quatro reduções totalizando um ponto percentual até ao final de 2024. O próprio Powell já falou em três cortes.
Os dados de inflação indicaram recentemente que o ritmo dos aumentos de preços continua a arrefecer, embora o índice de preços ao consumidor tenha abalado os mercados, quando veio acima do esperado para janeiro. Ainda assim, Powell observou, em depoimento no Congresso esta semana, que a inflação está cedendo, embora ainda não chegue ao ponto em que o Fed considere o ideal para o novo ciclo.
“Acho que estamos no lugar certo”, disse Powell sobre a atual posição política.
Você leu sobre o depoimento do presidente do Federal Reserve ao Senado. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!