Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Confiança do consumidor nos EUA tem recuperação em dezembro

Confiança do consumidor nos EUA tem recuperação em dezembro

A confiança do consumidor nos Estados Unidos subiu 13% em dezembro, compensando o recuo dos quatro meses anteriores, segundo dados da Universidade de Michigan divulgados nesta sexta-feira (8). A leitura do Índice Geral de Confiança do Consumidor nos EUA ficou em 69,4 em dezembro, em comparação com 61,3 em novembro e 63,8 em outubro.  

O consenso de analistas do mercado financeiro projetava uma alta de 62,0 pontos para dezembro.

O movimento foi impulsionado por melhorias na percepção do consumidor na trajetória esperada para a inflação nos EUA. O sentimento está agora cerca de 39% acima da mínima histórica, medido em junho de 2022, mas ainda bem abaixo dos níveis pré-pandemia.

As expectativas para a inflação em 12 meses desaceleraram de 4,5% em novembro a 3,1% em dezembro. Para o intervalo de cinco anos, as estimativas foram de 3,2% a 2,8% em dezembro.

Publicidade
Publicidade

Todos os cinco componentes do índice de Confiança do Consumidor subiram neste mês, liderados por altas de mais de 24% nas perspectivas de curto e longo prazo para as condições de negócios. Houve um amplo consenso de melhoria do sentimento em termos de idade, renda, educação, localização e identificação política, segundo a Universidade de Michigan.

Para 2024, cerca de 14% dos consumidores mencionaram espontaneamente o potencial impacto das eleições presidenciais. A sensação parece incorporar expectativas de que o período eleitoral deve ter resultados favoráveis ​​à economia.