Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
China impõe tarifas de 34% sobre os EUA e intensifica guerra comercial

China impõe tarifas de 34% sobre os EUA e intensifica guerra comercial

A China anunciou, nesta sexta-feira (4), a aplicação de tarifas adicionais de 34% sobre produtos norte-americanos, marcando uma escalada significativa na guerra comercial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida de retaliação aumenta os temores de recessão e provoca quedas generalizadas nos mercados globais.

Além disso, Pequim informou que adicionará diversas empresas dos EUA a uma lista de controle de exportação e classificará outras como entidades “não confiáveis”.

Vários países, incluindo Canadá e China, já preparam medidas de retaliação à decisão de Trump, que elevou as tarifas de importação ao patamar mais alto em mais de um século. A tarifa sobre a China foi exatamente de 34%. Essa movimentação gerou forte impacto nos mercados financeiros mundiais.

Retaliação da China às tarifas: impacto global e reações

No Japão, um dos principais parceiros comerciais dos EUA, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba classificou as tarifas como uma “crise nacional”. A queda das ações do setor bancário na sexta-feira colocou a bolsa de Tóquio no caminho para sua pior semana em anos.

O banco de investimentos JP Morgan aumentou sua estimativa de recessão global para 60% até o final do ano, ante 40% na previsão anterior.

Trump pode reconsiderar tarifas caso venda do TikTok seja aprovada

O anúncio da China ocorreu pouco depois de Trump afirmar a jornalistas, a bordo do Air Force One, que poderia reconsiderar as tarifas impostas ao país asiático caso a venda do TikTok fosse aprovada.

“A China provavelmente dirá: ‘Vamos aprovar o acordo, mas vocês fariam algo sobre as tarifas?’”, declarou Trump ao Financial Times. “As tarifas nos dão um grande poder de negociação.”

Internamente, Trump também enfrenta pressões devido às tarifas sobre a China. Na quinta-feira, a influente organização jurídica New Civil Liberties Alliance (NCLA), financiada por apoiadores conservadores, entrou com um processo contra o presidente em protesto às medidas tarifárias.

Você leu sobre a retaliação da China às tarifas de Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!