O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, reafirmou que a instituição não apresentará indícios sobre futuras decisões de política monetária. Contudo, ele deixou claro que o BC elevará os juros se necessário para cumprir a meta de inflação.
A declaração foi realizado durante o Barclays Day, realizado pelo Banco Barclays em São Paulo nesta sexta-feira (16).
Campos Neto destacou que as decisões do Banco Central são tomadas de forma unânime pelos seus diretores.
“Todos os diretores estão alinhados com nosso discurso oficial. Reforçamos que não estamos dando guidance, mas que faremos o que for necessário para controlar a inflação”, afirmou o presidente do BC.
Ele enfatizou que a taxa de juros será ajustada conforme a necessidade.
- Leia também: Como investir com Selic a 10,50%?
- Em algum momento de 2025, voltaremos a falar de cortes na Selic
O presidente também observou que a inflação acumulada em 12 meses no Brasil voltou a apresentar números elevados, mas expressou otimismo de que as próximas leituras mostrem uma tendência de queda.
Campos Neto destacou que o BC não se comprometerá com indicações para futuras reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) e que a instituição continuará a “observar os dados” para tomar decisões informadas sobre a política monetária.
Você leu sobre Campos Neto. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!