O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou em setembro um saldo líquido positivo de 247.818 empregos formais no Brasil. Esse número superou a expectativa mediana dos economistas, que era de 225 mil vagas.
Além disso, os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, confirmam a tendência de recuperação do mercado de trabalho ao longo do ano. Até setembro, o saldo acumulado é de 1.981.557 vagas formais, evidenciando a robustez da economia em 2023.
Entre os setores com maior contribuição ao saldo positivo, o setor de Serviços se destacou com a criação de 128.354 postos de trabalho. O Comércio e a Indústria Geral também apresentaram desempenhos expressivos, com a abertura de 44.622 e 59.827 vagas, respectivamente. A Construção Civil acompanhou o ritmo de crescimento, com 17.024 novas oportunidades.
Caged: agropecuária tem redução de postos de trabalho
No entanto, a Agropecuária registrou uma redução de 2.004 postos, refletindo as características sazonais do setor e o impacto das condições climáticas. O desempenho positivo nos outros segmentos, contudo, manteve o saldo de setembro acima das expectativas, reafirmando o papel da indústria e dos serviços na geração de emprego e renda no país.
O que é o Caged
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foi criado em 1965. Em suma, constitui em um instrumento de fiscalização do processo de admissão e dispensa de trabalhadores, regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
O Caged é realizado todo mês pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em paralelo, ele tem abrangência nacional, chegando a nível de município, ou seja, ele coleta dados de todas as cidades, para assim fazer um levantamento do país.
Para coletar as informações, são investigados estabelecimentos comerciais. Estes, por sua vez, enviam um formulário eletrônico contendo as informações pedidas, com base nos dados atuais, faz-se uma comparação com o mês anterior, e também projeções.
O Cadastro foi criado com o objetivo de assistir desempregados e apoiar medidas contra o desemprego. Em 1986, passou a servir como suporte ao pagamento de seguro desemprego, logo após, passou a ser usado para recolocação no mercado de trabalho.
Você leu sobre Caged. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!