Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
BofA revisa análise de recessão nos EUA e projeta ‘pouso suave’  

BofA revisa análise de recessão nos EUA e projeta ‘pouso suave’  

O Bank of America (BofA) revisou, na quarta-feira (2), suas projeções para a economia dos Estados Unidos. O banco retirou sua projeção de recessão nos EUA para uma aposta de “pouso suave”, com crescimento baixo mas positivo.

O BofA estima um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA em 2% no quarto trimestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022, contra a estimativa anterior de 1,5%. Para 2024, a projeção é de 0,7%, e de 1,8% em 2025. 

DIVIDENDOS EM DÓLAR: GERE RENDA NA MOEDA MAIS FORTE DO MUNDO

A movimentação do BofA vem após o rebaixamento pela Fitch da nota de crédito dos Estados Unidos, na terça-feira (1°). A agência rebaixou a classificação de AAA para AA+, alegando uma “deterioração fiscal esperada para os próximos três anos.

Contudo, dados divulgados na semana passada mostraram que a economia norte-americana cresceu de maneira mais rápida do que o esperado no segundo trimestre de 2023, com um mercado de trabalho robusto que sustentou os gastos dos consumidores. Além disso, as empresas aumentaram seus investimentos em equipamentos e construíram mais fábricas.

Publicidade
Publicidade

O que mercado diz sobre possibilidade de recessão nos EUA

Michael Gapen, economista para os EUA do BofA, comunicou que a instituição ainda projeta que a inflação desacelere e permaneça em uma trajetória de 2%, mas em um cenário diferente. “Devido a uma projeção mais forte para a atividade e o mercado de trabalho, a inflação deve cair de forma mais gradual”, afirma 

Para Gaspen, mais evidências de resiliência da atividade econômica junto à redução da pressão de aumentos salariais e da inflação fazem com que o banco acredite que a recessão moderada, prevista anteriormente, não deverá ocorrer.

O Morgan Stanley também elevou recentemente sua previsão de crescimento econômico, na esperança de um “pouso suave”, enquanto o Citigroup e o Goldman Sachs aumentaram suas projeções para o índice S&P 500 para o final de 2023.

O “pouso suave” da economia é esperado no lugar da possibilidade de recessão nos EUA. Nesse caso, os juros altos para conter o avanço da inflação e uma economia contracionista não causariam uma crise severa, com o mercado de trabalho desacelerando fortemente e os salários sendo reduzidos.

MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES