O Banco da Inglaterra eleva a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, após a inflação no país ter chegado a 10,4% em fevereiro, acima da projeção e em meio a um cenário de preocupações com relação ao funcionamento do sistema bancário, após a crise dos bancos.
O MPC, que é o comitê de política monetária inglês, votou por esse percentual de aumento tendo sete votos a favor e dois contra. Com isso, os juros vão para 4,25%, em linha com o que o mercado do Reino Unido esperava.
- Baixe, gratuitamente, e-book Investimentos Internacionais
Segundo o relatório, a autoridade monetária britânica informou que o núcleo da inflação dos preços ao consumidor permaneceu elevado e os preços futuros de gás no atacado e os preços do petróleo caíram significativamente.
“Houve movimentos voláteis nos mercados financeiros globais, em particular desde a falência do Silicon Valley Bank e no período que antecedeu a compra do Credit Suisse pelo UBS, e refletindo as preocupações do mercado sobre o possível impacto mais amplo desses eventos. No geral, os rendimentos dos títulos do governo permanecem praticamente inalterados e os preços dos ativos de risco estão um pouco mais baixos do que no momento da reunião anterior do comitê”, indicou o BoE – sigla em inglês para Banco da Inglaterra.
O Comitê de Política Financeira (FPC) da instituição informou que o sistema bancário do Reino Unido mantém capital robusto e fortes posições de liquidez e está bem posicionado para continuar apoiando a economia do país em diversos cenários econômicos que possam ocorrer, inclusive em um período de taxas de juros mais altas. A avaliação do FPC é que o sistema bancário do Reino Unido continua resiliente.
Banco da Inglaterra eleva a taxa de juros: comitê acompanhará efeitos nas condições de crédito
O comitê monetário britânico informou ainda que continuará a acompanhar de perto quaisquer efeitos nas condições de crédito enfrentadas pelas famílias e empresas. E, consequentemente, o impacto nas perspetivas macroeconômicas e de inflação.
Apoio fiscal adicional, anunciado recentemente, levou o banco a estimar provisoriamente que isso poderia aumentar o nível do Produto Interno Bruto (PIB) em cerca de 0,3% nos próximos anos.
“O PIB ficou estável na virada do ano, mas agora deve aumentar ligeiramente no segundo trimestre, em comparação com o declínio de 0,4% previsto no relatório de fevereiro. Como a garantia de preço de energia do governo será mantida em £ 2.500 por mais três meses a partir de abril, a renda real disponível das famílias pode permanecer praticamente estável no curto prazo, em vez de cair significativamente”, relatou a instituição.
Com isso, a política monetária do país busca que a elevação das taxas continuem até que a inflação retorne à meta de 2%. “A política monetária também está atuando para garantir que as expectativas de inflação de longo prazo estejam ancoradas na meta de 2%”, completou o relatório.
Você leu que o Banco da Inglaterra eleva a taxa de juros. Quer investir melhor e com assertividade? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato





