A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do Palácio do Planalto é considerada “ruim” ou “péssima” na avaliação de 43% dos eleitores, segundo pesquisa PoderData realizada de 27 a 29 de setembro e divulgada nesta quarta-feira (1).
O índice representa uma oscilação de dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, feito em julho, dentro da margem de erro de dois pontos. Já os que avaliam o trabalho do petista como “bom” ou “ótimo” somam 23% — alta de um ponto. Outros 32% classificam como “regular” e 2% não souberam responder.
O estudo entrevistou 2.500 pessoas em 178 municípios das 27 unidades da Federação.
Avaliação do governo Lula: Comparação com Bolsonaro
A pesquisa também mostra que caiu drasticamente o número de eleitores que consideram o governo Lula pior que o de Jair Bolsonaro (PL). Em maio, 45% faziam essa avaliação. Hoje, são 38%.
No sentido oposto, subiu de 30% para 38% o percentual dos que consideram a atual gestão melhor do que a anterior. Assim, a distância de 15 pontos que existia entre os dois grupos há quatro meses agora é nula.
Aprovação do governo
Apesar do aumento na rejeição pessoal, a aprovação da administração federal apresenta sinais de recuperação. Segundo o levantamento, 44% dos eleitores aprovam o governo, enquanto 51% desaprovam. Em julho, os números eram de 42% e 54%, respectivamente, indicando uma leve melhora.
Perfil do eleitorado
A pesquisa também estratificou os resultados por região e escolaridade. A aprovação (“bom” ou “ótimo”) é maior no Norte (34%) e no Nordeste (36%). Já a rejeição (“ruim” ou “péssimo”) tem índices mais altos no Centro-Oeste (56%) e entre pessoas com ensino médio completo (51%).
Leia também: