Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Suprema Corte dos EUA decide que Lisa Cook pode seguir no Fed

Suprema Corte dos EUA decide que Lisa Cook pode seguir no Fed

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta quarta-feira (1), que Lisa Cook pode continuar exercendo suas funções como diretora do Federal Reserve (Fed), pelo menos até que sejam realizadas as sustentações orais marcadas para janeiro. Na ocasião, os advogados debaterão se o então presidente Donald Trump tinha respaldo legal para demiti-la. A informação é da CNBC.

O episódio teve início após uma denúncia apresentada por Bill Pulte, diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional. Ele acusou Cook de ter cometido fraude ao declarar mais de um imóvel como sua residência principal com o objetivo de obter condições mais favoráveis na contratação de hipotecas. Cook é proprietária de imóveis em Massachusetts, Geórgia e Michigan.

Lisa Cook permanece no cargo enquanto disputa judicial segue

Com base nessas alegações, Trump anunciou a demissão de Lisa Cook, que então recorreu à Justiça para contestar a decisão e manter seu cargo no Conselho de Governadores do Fed. A tentativa do ex-presidente de conseguir uma autorização judicial para efetivar a demissão imediatamente acabou sendo frustrada por diversas decisões desfavoráveis nos tribunais federais.

A recente posição da Suprema Corte representa, portanto, uma derrota para Trump, que vem insistindo sem sucesso na destituição de Cook. Até o julgamento definitivo, ela permanece no cargo.

Publicidade
Publicidade