Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Petróleo: corte voluntário da Arábia Saudita deve pressionar ações do setor

Petróleo: corte voluntário da Arábia Saudita deve pressionar ações do setor

Neste domingo (4), a Arábia Saudita anunciou corte de 1 milhão de barris de petróleo por dia em sua produção. A decisão visa tentar evitar quedas mais profundas dos preços internacionais.

A decisão ocorreu após negociações com países-membros da Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo + aliados liderados pela Rússia), em Viena, na Áustria.

O restante dos integrantes da Opep concordou em estender os cortes anunciados anteriormente até o fim de 2024, mantendo a meta de produção do grupo. Em abril, a Opep+ havia decidido pelo corte de até 1,16 milhão de barris por dia. E em outubro de 2022, já havia anunciado corte de 2 milhões de barris/dia.

O novo corte tende a pressionar os preços do petróleo nesta semana, o que pode afetar ativos ligados ao setor, como as ações da Petrobras (PETR4).

A Opep+ também anunciou em comunicado que limitará a produção combinada de petróleo a 40,463 milhões de barris por dia entre janeiro e dezembro de 2024.

Publicidade
Publicidade

A Opep+ é um grupo de 23 países produtores e exportadores de petróleo que se reúne regularmente para decidir quanto petróleo bruto vender no mercado mundial.

Você leu que a Arábia Saudita anunciou corte de 1 milhão de barris de petróleo por dia. Para investir com assertividade nas empresas do setor, clique aqui.