O setor privado dos Estados Unidos criou 155 mil vagas de trabalho em março, segundo dados divulgados pela Automatic Data Processing (ADP).
O resultado superou as expectativas, com a criação de 120 mil vagas, um número superior ao registrado no mês anterior. Além disso, o total de postos gerados em janeiro foi revisado para cima, passando de 77 mil para 84 mil.
Em relação aos salários, a média registrou um aumento de 4,6% em março. Entre os trabalhadores que trocaram de emprego, os ganhos foram 6,5% maiores, um leve recuo em relação à alta de 6,7% observada em fevereiro.
A resiliência do mercado de trabalho pode sinalizar uma maior pressão inflacionária, fortalecendo a perspectiva de manutenção da pausa nos cortes de juros. Por outro lado, uma desaceleração na geração de empregos – e, consequentemente, na inflação – poderia abrir espaço para a retomada da redução das taxas.
Como isso afeta a decisão do Fed?
Este é o segundo de três indicadores importantes sobre o mercado de trabalho dos EUA que serão divulgados nesta semana. Todos são acompanhados de perto, pois fornecem indícios sobre o rumo da política monetária no país.
Ontem, o relatório Jolts revelou uma queda no número de vagas de emprego disponíveis nos Estados Unidos, que passou de 7,8 milhões em janeiro (após revisão) para 7,6 milhões em fevereiro. O dado mais relevante, o relatório completo do mercado de trabalho americano (payroll) referente ao mês passado, será divulgado nesta sexta-feira (7), às 9h30.
A próxima reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) está marcada para 7 de maio. Assim, os dados desta semana podem influenciar as expectativas sobre a possível continuidade da pausa no ciclo de cortes de juros.
Sobre a pesquisa ADP
Segundo a Automatic Data Processing, o Relatório Nacional de Emprego oferece uma visão independente e de alta frequência do mercado de trabalho do setor privado, baseada em dados reais e anônimos de mais de 25 milhões de funcionários nos Estados Unidos.
Este relatório apresenta uma análise detalhada da variação no emprego privado no mês atual, além de dados semanais sobre o emprego do mês anterior.
Utilizando dados agregados e anônimos das folhas de pagamento da ADP, o relatório proporciona uma visão representativa do mercado de trabalho, com atualizações contínuas dos bancos de dados de folha de pagamento, garantindo uma medida de alta frequência e quase em tempo real da dinâmica de emprego nos EUA.
Você leu sobre a pesquisa ADP. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!