A imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é vista de forma negativa por uma parcela da população brasileira. Segundo levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta terça-feira (8), 43% dos brasileiros afirmam ter uma avaliação negativa do republicano. Apenas 22% demonstram apoio, enquanto outros 23% o classificam como “regular”.
Brasileiros mudam percepção sobre os EUA
A avaliação dos Estados Unidos piorou entre os brasileiros com a volta de Trump à presidência. Em 2024, ainda sob o comando do democrata Joe Biden, 58% dos entrevistados diziam ter uma visão positiva do país. Já em 2025, com Trump novamente na Casa Branca, esse número caiu para 44%.
A desaprovação ao presidente norte-americano é mais expressiva entre mulheres (47%) do que entre homens (38%). Pretos também concentram os maiores índices de rejeição (53%), seguidos por brancos (43%) e pardos (40%).
No recorte político, a divisão é ainda mais evidente: entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 61% desaprovam Trump e apenas 8% o apoiam. Já entre os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), 44% aprovam o republicano e 20% o reprovam.
Trump: protecionismo agrava desgaste
A pesquisa foi realizada entre 27 e 31 de março, pouco antes do anúncio de um novo pacote de tarifas comerciais imposto por Trump, que afetou produtos de 185 países, incluindo o Brasil. A decisão foi recebida com preocupação por setores da economia brasileira, que enxergam na medida um movimento de fechamento econômico que pode gerar prejuízos comerciais.
O levantamento contou com 2.004 entrevistas presenciais e possui margem de erro de dois pontos percentuais.
Você leu sobre brasileiros e Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!