Pandemia, alta de inflação global, guerra na Ucrânia e eleições no Brasil estão levando, nos últimos meses, os investidores a buscarem alternativas para tanta volatilidade. Uma possiblidade são investimentos estrangeiros acessíveis na bolsa brasileira. E a diversificação com BDRs é uma alternativa.
Desde 22 outubro de 2020, qualquer investidor pessoa física pode negociar na B3 os chamados Brazilian Depositary Receipts, ou BDRs, que são recibos de ações de empresas estrangeiras listadas em bolsas internacionais. Isso ocorreu após a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovar mudanças no Regulamente de Listagens de Emissores. Hoje, há cerca de 600 papéis do gênero na B3.
- Leia também: É hora de internacionalizar investimentos? Confira o que recomenda a EQI Investimentos.
Os BDRs possibilitam comprar grandes empresas norte-americanas, usando a mesma conta na corretora que o investidor usa para comprar ações no Brasil.
Como o mercado norte-americano é maior e mais volumoso do que o brasileiro, ele produz uma enorme quantidade de análises, muito superior às que são feitas sobre as empresas nacionais. Essa grande quantidade de informações, relatórios e fatos relevantes deixa os papéis norte-americanos menos sujeitos à especulação. Desta forma, é também menos comum esses papéis estarem fora do preço, o que ajuda a tornar os BDRs mais seguros.
Os BDRs podem ser uma opção de diversificação quando ocorre, por exemplo, uma alta mundial no preço das commodities. Nesse caso, ações de empresas como Rio Tinto, Chevron e Kinder Morgan se tornam recomendações interessantes de BDRs.
Também é possível adquirir BDRs de empresas como Amazon, Apple, Disney, Google, Facebook e Tesla.
Para saber como está o movimento desses papéis existe o índice BDRX. Em março, esse índice acumulou uma queda de 3,3%, seguindo assim uma tendência negativa internacional.
Nos últimos meses, o BDR da Pfizer, por exemplo, entre 16 de março de 2020 a 1º de abril de 2022, registrou alta de 248,13% — no mesmo período, o Ibovespa subiu 70,82%.

Valorização BDR Pfizer nos últimos cinco anos. Reprodução/Google
Os BDRs são negociados na B3 com um ticker cujos números no final são 32, 33, 34 e 39. Há BDRs patrocinados (quando a empresa estrangeira solicita que a B3 os disponibilize aqui) e não patrocinados (aqueles que são negociados sem que a empresa tenha feito o pedido de disponibilização).
No entanto, é importante ressaltar que diversificar a carteira com compras e vendas de ativos estrangeiros deve ser algo feito com parcimônia. Os BDRs, apesar de significar um investimento em uma economia mais consistente, como é o caso dos EUA, não estão livres de riscos.
Para lidar com o cenário atual bastante turbulento, a recomendação dos analistas do BTG Pactual (BPAC11), é manter uma carteira equilibrada entre ações de valor (value) e crescimento (growth).
- Quer saber mais sobre diversificação com BDRs? Então preencha o formulário que um assessor da EQI irá entrar em contato.