A Embraer (EMBR3) anunciou que mira o mercado de carga aérea e apresenta as conversões dos E-Jets para transporte de carga: E190F e E195F, conforme documento encaminhado ao mercado.
De acordo com a fabricante brasileira de aeronaves, os E-Jets cargueiros são projetados para atender às demandas geradas pelo e-commerce e por novas operações de comércio, que exigem entregas muito ágeis e descentralizadas.
Também disse que está oferecendo um desempenho operacional imbatível no transporte de carga e a flexibilidade que os jatos de tamanho adequado oferecem.
E acrescentou que a conversão completa para cargueiro está disponível para todas as aeronaves E190 e E195, com entrada em serviço prevista para o início de 2024.
Embraer: projeção acerca do mercado
Ainda de acordo com o documento, a Embraer diz enxergar um mercado para aeronaves desta dimensão de aproximadamente 700 aviões ao longo de 20 anos.
Essa iniciativa acontece quando a Embraer vislumbra três grandes oportunidades:
- As atuais aeronaves de carga de fuselagem estreita são antigas, ineficientes, altamente poluentes e estão dentro da janela de reforma ou aposentadoria;
- A transformação contínua da intersecção entre comércio, negócios e logística levou a uma demanda generalizada e sem precedentes por frete aéreo, sobretudo por entregas no mesmo dia e operações descentralizadas; a missão perfeita para cargueiros do tamanho dos E-Jets;
- Os primeiros E-Jets que entraram em serviço há cerca de 10 ou 15 anos estão saindo de arrendamentos de longo prazo e iniciando seu ciclo de substituição durante a próxima década. A conversão completa para carga prolongará a vida útil dos E-Jets mais maduros por mais 10 a 15 anos, e incentivará a substituição por aeronaves mais eficientes, mais sustentáveis e mais silenciosas.
Conversões de E-Jets P2F
As conversões de E-Jets P2F da Embraer proporcionarão desempenho e economia sem igual. Os E-Jets de carga terão 50% a mais de capacidade de volume e três vezes mais autonomia do que os grandes turboélices de carga e custos de operação até 30% do que os jatos narrowbodies.
Já a conversão para cargueiro será realizada nas instalações da Embraer no Brasil e inclui: porta de carga do convés principal; sistema de movimentação de carga; reforço do piso; barreira de carga rígida (RCB) – Barreira 9G com porta de acesso; sistema de detecção de fumaça no cargueiro, incluindo extintores de classe “E” no compartimento de carga superior; alterações no sistema de gestão do ar (arrefecimento, pressurização, etc.); remoção interior e provisões para transporte de materiais perigosos.
O E190F pode transportar uma carga útil de 23,600 libras (10,700 quilos) enquanto o E195F pode transportar uma carga útil de 27,100 libras (12,300 quilos).
Yduqs (YDUQ3) recebe autorização para expandir vagas em Medicina
A Yduqs (YDUQ3) recebeu autorização para expandir vagas em Medicina.
Isso porque foram expedidas, em 25 de fevereiro a Portaria nº 501, de autorização de expansão de vagas do curso superior de graduação em Medicina em Jaraguá do Sul e as Portarias nº 513 e 514 de 04 de março de 2022, de autorização do curso superior de graduação em Medicina nas unidades de Ji-Paraná e Iguatu.
Além disso, a companhia também informa a Perspectiva da captação para todos os segmentos.
Já as 200 vagas anuais autorizadas representam um aumento de 15% (vs. 1.305 do 3T21), totalizando atualmente 1.505 vagas/ano. Esse forte crescimento orgânico está em linha com o que já vem sendo divulgado pela Companhia que poderá alcançar no pleno potencial um total de até 2,3 mil vagas/ano.