Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Como declarar fundos de investimentos no imposto de renda?

Como declarar fundos de investimentos no imposto de renda?

Investir em fundos de investimentos é uma boa alternativa para brasileiros que buscam diversificação em sua carteira de investimentos. Porém este tipo de aplicação precisa ser declarada no Imposto de Renda. Neste ano, o contribuinte terá até o dia 29 de abril para regularizar a sua situação com o Leão.

Os Fundos de Investimentos costumam ser uma porta de entrada para quem quer sair da poupança. Podem ser constituídos por diferentes ativos: ações, títulos públicos, derivativos, moedas e investimentos estrangeiros, para citar alguns

Para evitar problemas com o fisco, o investidor precisa entregar a sua declaração de IR com estes rendimentos declarados, aliás, qualquer aplicação acima de R$ 140 precisa ser comunicada ao Leão.

Primeiro passo no IR

O investidor precisa separar informações que são oferecidas pelas corretoras ou instituições financeiras que gerenciam o fundo e que constam no informe de rendimentos. Desta forma, será possível ter acesso ao CNPJ do administrador e este dado precisa constar na declaração do Imposto de Renda. Na sequência, o contribuinte precisará informar:

  • Nome do contribuinte ou aquele que vai receber o lucro
  • Informações sobre titularidade e dependência do beneficiado
  • Valor liquido dos recebimentos que serão recebidos
  • Código de classificação do fundo.

Existe uma série de classificações de fundos e o investidor precisa ter atenção para selecionar o que representa o seu investimento.

  • Fundos de curto prazo:  representados pelo código 071
  • Fundo de Investimento em Direitos Creditórios – FIDCS e Fundos de Multimercado de Longo Prazo que são identificados pelo código 72
  • Fundos de ações, fundos de investimentos em empresas emergentes, fundos mútuos de privatização e em participação ou em índices de mercado: são caracterizados pelo código 074
  • por último, outros fundos não isentos de impostos: representados pelo código 079.

Vale ressaltar que os códigos listados não representam rendimentos que são isentos de tributação e  fundos imobiliários.

Leia também: Guia completo do IR 2022

Como declarar fundos de investimentos?

Para declarar fundos de investimentos, sejam estes tributáveis ou não, o contribuinte terá que acessar a área “Bens e Direitos” do programa do Imposto de Renda referente ao ano, neste caso 2022. O link para download está disponível no site da Receita Federal.

Em seguida, será necessário acessar a ficha de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Neste espaço, o contribuinte terá que inserir o código 026 ou o código 073 – o segundo é utilizado na declaração de Fundo de Investimento Imobiliário (FIIS) em “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Existe alíquota sobre rendimentos que devem ser pagos para o Fisco. Este compromisso com o Leão acontece ao vender uma cota ou durante a distribuição de lucros que são referente ao fundo. Será preciso especificar o código referente a ficha de “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

  • Busque pelo campo “Rendimentos de Aplicações Financeiras” – código 06
  • Digite o código em “Dados do Bem”
  • Informe o país de localização do investimento, discriminação e CNPJ
  • Preencha o valor em reais da situação financeira do rendimento na data solicitada pelo governo

Fundos de Investimentos no Imposto de Renda

A base para a declaração de fundos de investimentos no Imposto de Renda é a tabela regressiva de alíquotas, que varia conforme o tempo de rendimento aplicado. Os fundos a curto prazo, que são os que possuem vencimento em 365 dias, contam com a quota de 22,5% em 180 dias e 20% em vencimentos entre 181 e 365 dias.

Outra modalidade são os fundos de longo prazo, que possuem:

  • alíquota de 22,5% em vencimentos em até 180 dias
  • alíquota de 20% em vencimentos entre 181 e 360 dias
  • alíquota de 17,5% em vencimentos entre 360 e 720 dias
  • alíquota de 15% em vencimentos a partir de 721 dias.

Fundo de ações

O último passo para o contribuinte é declarar os seus fundos de ações. Esta modalidade conta com alíquota dE 15% e é calculada de acordo com o regaste e rendimento do fundo. Neste caso, o tempo da aplicação não influencia no tributo.