Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Como comprar e vender NFTs? Entenda o que isso tem a ver com criptomoedas

Como comprar e vender NFTs? Entenda o que isso tem a ver com criptomoedas

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

29 Abr 2022 às 15:27 · Última atualização: 29 Abr 2022 · 6 min leitura

Redação EuQueroInvestir

29 Abr 2022 às 15:27 · 6 min leitura
Última atualização: 29 Abr 2022

comprar ou vender NFT: ilustração sobre tecnologia

Os NFTs são uma grande novidade do mercado de ativos digitais. Eles conferem caráter único a uma determinada obra digital, dando-lhe aspectos de exclusividade e raridade. Podem ser aplicados, por exemplo, ao mundo dos jogos online.

Para entender melhor como comprar e vender NFTs, este artigo descreve a melhor forma de fazê-lo, para auxiliar o investidor.

Siga na leitura e entenda melhor todos os aspectos envolvidos!

O que são NFTs?

A sigla NFT quer dizer non-fungible token. Traduzindo, significa token não-fungível e podemos entender este último termo como “tangível”.

Assim, um NFT é uma tecnologia que serve para dar valor a algo que não é tangível, como uma obra de arte. É por meio de um NFT que determinado ativo digital se torna único.

E é exatamente daí que vem o seu valor. Quando pensamos em uma grande obra de arte, como uma escultura ou um quadro muito valioso, sabemos que podem existir cópias no mundo real. E de fato existem.

No entanto, apenas a obra original tem um alto valor, dada a sua exclusividade.

É exatamente assim que um NFT atua, dando unicidade a uma determinada composição do mundo digital. Podemos citar como exemplos músicas, desenhos, memes e até mesmo itens colecionáveis de jogos online.

Com o tempo, formou-se um grande mercado em torno dos NFTs, ao passo que determinados ativos digitais são negociados hoje por milhões de dólares.

As companhias privadas já viram futuro nessa tecnologia e empresas como Nike, por exemplo, já adquiriram startups que trabalham com tecnologia digital para atribuir exclusividade a calçados virtuais por meio de NFTs.

NFTS devem ser compradas com criptomoedas (foto)

Como um NFT se relaciona com as criptomoedas?

Existem uma relação íntima entre NFTs e criptomoedas. A começar pelo fato de que, para adquirir um NFT, é necessário antes ter alguma criptomoeda, pois essa é a forma de negociação a que os NFTs respondem.

O tipo de criptomoeda dependerá do local no qual o NFT é negociado, o que se chama de marketplace.

Além disso, ambos os ativos digitais são desenvolvidos usando a tecnologia blockchain. Eles ficam armazenados em um banco de dados considerado público, imutável, descentralizado e com regras preestabelecias.

Há de se considerar também a diferença entre esses dois ativos: apesar de terem a mesma tecnologia, as criptomoedas são fungíveis, enquanto os NFTs não são.

Isso quer dizer que uma unidade bitcoin é exatamente igual a qualquer outra e tem o mesmo valor. Já com um NFT isso não ocorre.

Cada NFT é único e tem seu próprio valor. É por isso que ele é considerado não fungível e, por isso, pode ser tratado como uma obra de arte que é única e, apesar de poder ser copiada, jamais terá o mesmo valor da obra original.

Qual é a relação entre NFTs e os jogos online?

Os jogos online têm uma especial relação com o mundo dos NFTs. Isso acontece porque é possível ter uma aplicação muito prática do conceito de NFT em um jogo online.

Normalmente, em jogos mais elaborados, diversas características precisam ser únicas dentro de seu universo. Os personagens são um exemplo disso, mas há mais possibilidades, como artefatos e itens raros.

Isso torna esses apetrechos exclusivos, conferindo-lhes um valor que pode ser tão mais alto quando mais raro for. O desejo por esse item também conta muito para aumentar seu preço.

É nesse ponto que a tecnologia NFT entra em cena, pois é por meio dela que a característica de exclusividade passa a ser atribuída a personagens, artefatos e qualquer coisa que seja necessária.

Ainda existem pontos a serem melhor ajustados para que esse modelo de negócio seja uma constante no mundo dos games. No entanto, também já existem jogos nos quais essa prática já é uma realidade.

Os maiores exemplos são os games Axie Infinity, The Sandbox Game e Farmers World.

Como negociar NFTs?

Para comprar e vender NFTs é preciso uma certa afinidade com o mundo da tecnologia.

A razão disso é que não é tão simples como comprar a ação de uma empresa em bolsa de valores. Mas também não é nenhum bicho de sete cabeças.

Inicialmente, é preciso entender que as transações se dão em criptomoedas e não em moedas fiduciárias. Isso quer dizer que não é possível comprar um NFT com dólares ou reais, apenas com criptomoedas.

Assim, antes de comprar um NFT é preciso adquirir alguma criptomoeda ou tê-las de antemão.

Além disso, é necessário colocá-las em uma carteira de criptomoedas. A mais usada é a MetaMas, por usar a blockchain Ethereum.

Após realizar esse passo, a carteira já terá saldo e será possível comprar (e posteriormente vender, se for o caso) o NFT da preferência do investidor.

Para isso, é preciso acessar um ambiente no qual os NFTs estejam disponíveis. É o que chamamos de marketplace de NFTs e o mais conhecido e utilizado é o OpenSea.

Nele, é possível ter acesso a diversas coleções de NFTs em diferentes categorias. Algumas delas são itens colecionáveis, artes, fotografia e até mesmo músicas.

Quais são as vantagens e riscos de investir em NFTs?

Antes de tudo, vale frisar que os NFTs são investimentos puramente especulativos e, por isso, trazem seus riscos associados.

No entanto, uma grande vantagem deles é que não há teto para sua valorização. Eles podem alcançar valores altos puramente pela avaliação do mercado.

Basta pensarmos em um quadro de um grande pintor do passado. Quando ele vai a leilão, não se sabe o preço máximo que um comprador está disposto a pagar.

Outro ponto positivo é que os NFTs representam a característica lúdica que está presente nos seres humanos. Muitas pessoas gostariam de ter um NFT por um valor emocional.

Além disso, investir em NFTs pode representar uma diversificação para uma carteira de investimentos.

Por fim, vale ressaltar que estamos falando de um mercado de risco, e portanto, volátil. Além disso, o valor de um NFT muitas vezes não é definido em bases racionais, está ligado ao consenso de mercado.

Eventualmente, um NFT que tenha grande valor hoje pode não valer nada no futuro. Mas pode ser negociado por milhões também, é bom não esquecer disso.

  • Quer saber mais sobre como comprar e vender NFTs e mais opções de investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para apresentar as aplicações disponíveis!
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias