Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Cade dá aval definitivo à compra da SulAmérica (SULA11) pela Rede D’Or (RDOR3)

Cade dá aval definitivo à compra da SulAmérica (SULA11) pela Rede D’Or (RDOR3)

O plenário do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira (14) a compra da SulAmérica (SULA11) pela Rede D’Or São Luiz (RDOR3), com a unificação das bases acionárias.

A operação já havia recebido aprovação preliminar em novembro e foi autorizada sem restrições pela maioria do Tribunal, considerando que as concentrações horizontais e integrações verticais resultantes da operação não geram preocupações concorrenciais ao mercado brasileiro.

Em seu voto, o conselheiro Luiz Augusto Hoffmann, relato do processo, entendeu haver elementos que mitigam todas as preocupações levantadas pelos terceiros que apresentaram recurso em face da decisão da SG/Cade e concluiu pela aprovação, sem restrições, mas frisou que a autarquia manterá constante vigilância em caso de indícios anticompetitivos no mercado hospitalar.

“Entendo que cabe ao Cade monitorar o setor, ressaltando que este conselho deverá agir caso haja evidências de práticas discriminatórias, dentre outras que sejam lesivas a concorrência”, pontuou Hoffmann.

  • Você já tem sua conta de investimentos da EQI? Clique aqui e abra agora mesmo.
Tá, e aí?João Neves, analista da EQI Research

Segundo João Neves, da EQI Research, a notícia é positiva para RDOR e SULA e negativa para QUAL.

“A decisão foi favorável a RDOR, pois não foi imposto nenhum remédio pelo Cade, mesmo com o questionamento de diversos concorrentes. Agora, as atenções devem ser voltar para o posicionamento da ANS sobre a participação da RDOR em QUAL, que pode resultar na necessidade de venda dessa participação para poderem incorporar SULA”.

Rede D’or (RDOR3 e SulAmérica (SULA11): quem são?

A Rede D’Or atua no segmento de cuidados à saúde por meio de empreendimentos médico-hospitalares, clínicas, laboratórios de serviços de apoio à medicina diagnóstica e bancos de sangue situados em onze estados e no Distrito Federal.

A SulAmérica, por sua vez, opera no setor de seguros brasileiro desde 1895. A organização oferece uma ampla gama de produtos e serviços para pessoas físicas e jurídicas em todo o território nacional, com foco no segmento de proteção de pessoas, especialmente nos segmentos de saúde, odontológico e de proteção financeira.

Os acionistas da SulAmérica serão remunerados com ações da Rede D’Or, de forma proporcional ao valor de mercado da companhia em fevereiro, quando o negócio começou a ser fechado. Em março, depois da aprovação do negócio por assembléias de acionistas das duas empresas, a transação foi levada ao Cade.

Para as empresas envolvidas, a operação é baseada em fundamentos estratégicos para expansão e alinhamento dos seus respectivos ecossistemas de saúde, incluindo os negócios de odontologia, vida, previdência e investimentos, em favor dos clientes, beneficiários e parceiros.

Papéis têm leve recuperação; baixa acumulada no ano

As duas empresas viram suas ações se valorizarem nesta quarta-feira. Os papéis SULA11 subiram 4,62%, com fechamento a R$ 19,01. No ano, porém, a companhia acumula perdas de mais de 25%. 

Cotações da SulAmérica (SULA11) nesta quarta-feira - Fonte: Google
Cotações da SulAmérica (SULA11) nesta quarta-feira – Fonte: Google

Já as ações RODR3 subiram 5,56%,com fechamento a R$ 25,65, mas também acumula perdas no ano, com valor cerca de 40% menor do que em janeiro.

Cotações da Rede D'Or (RDOR3) nesta quarta-feira - Fonte: Google
Cotações da Rede D’Or (RDOR3) nesta quarta-feira – Fonte: Google

Como a compra da SulAmérica (SULA11) pela Rede D’Or (RDOR3) afeta o mercado? Para entender essa e outras situações e manter a segurança nos investimentos, preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas. Aproveite e abra agora mesmo sua conta de investimentos na EQI.