O Banco Central decretou na quarta-feira a liquidação judicial da BRK Financeira. A autoridade monetária não deu maiores informações sobre a situação da instituição, alegando apenas, em seu comunicado oficial, “comprometimento patrimonial da instituição, as graves violações às normas legais que regulamentam o funcionamento da instituição e o risco anormal a que estão sujeitos os credores quirografários”.
O Banco Central costuma intervir em situações de insolvência de bancos sob a justificativa de que o problema em uma instituição pode se estender rapidamente para outras, dada a complexidade do sistema. “Uma crise bancária pode ser comparada a um vendaval. Suas consequências são imprevisíveis sobre a economia das famílias e das empresas”, diz o BC em texto institucional.
Em situações como esta, entra em cena o FGC (Fundo Garantidor de Créditos), um mecanismo criado na década de 1990 com a função de proteger os titulares de créditos perante instituições financeiras. Fazem parte do escopo do FGC os seguintes créditos, de emissão ou aceite de instituição financeira em funcionamento no país:
- depósitos à vista;
- depósitos de poupança;
- letras de câmbio;
- letras imobiliárias;
- letras hipotecárias.
Assim, os titulares de investimentos ligados à BRK, como CDBs (Certificados de Depósito Bancário) e RDBs (Recibos de Depósito Bancário) emitidos pela empresa, podem recorrer ao FGC em busca da recuperação de seus ativos, até o limite de R$ 250 mil por pessoa.
Para valores acima desse montante, os investidores terão que buscar consultoria de sua assessoria de investimentos ou um suporte jurídico para pleitear a quantia como parte da recuperação.
- Quer investir fora do Brasil? Baixe gratuitamente o nosso e-book Investimentos Internacionais,
- Baixe agora mesmo o e-book “Marcação na curva x marcação a mercado: o que muda na renda fixa”.
BRK Financeira: como recorrer ao FGC em busca do dinheiro
O acesso aos fundos que serão compensados pelo Fundo Garantidor de Créditos é relativamente simples. O credor deve procurar pelo aplicativo do FGC, disponível para os sistemas IOS e Android nas respectivas lojas de aplicativos.
Feito o download e um cadastro inicial, o usuário vai selecionar a BRK Financeira na tela e, em seguida, escolher o botão “Solicitar minha garantia”. Terá ainda que indicar uma conta corrente de sua titularidade para que o dinheiro seja transferido.

O FGC informou que vai aguardar que a BRK Financeira envie os dados dos depositantes e os respectivos valores para depois fazer os devidos pagamentos. Estão garantidos os seguintes créditos:
- Depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado RDB (Recibo de Depósito Bancário) e CDB (Certificado de Depósito Bancário);
- Depósitos de poupança;
- Depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio.
Para evitar fraudes, o Fundo alerta ainda que nenhuma instituição tem autorização para “negociar” o pagamento dos valores e tampouco enviará mensagens cobrando senhas ou qualquer tipo de taxa aos credores da BRK. Credores em dúvida poderão entrar em contato pelo e-mail atendimento.credores@fgc.org.br.
Quer investir com segurança e compreender o impacto da crise da BRK Financeira sobre os seus investimentos? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.
Quer investir como um profissional? A EQI Research oferece ferramentas GRATUITAS para te guiar:
- Planilha de Fundos Imobiliários: Tenha em mãos a planilha mais completa do mercado para para gerir seus FIIs – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Checklist de Fundos Imobiliários: Selecione os melhores FIIs para sua estratégia de dividendos – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Top 3 Small Caps: Descubra imediatamente 3 ativos brasileiros com alto potencial de crescimento para você investir hoje – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Calculadora Imóveis x Fundos Imobiliários: Compare e encontre a opção mais rentável para você – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Planilha de Ativos: Analise e acompanhe seus investimentos em Ações de forma eficaz – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Agenda de Dividendos: Organize-se para um ano inteiro de renda passiva – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR