A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Vibra (VBBR3) aprovou o endurecimento de poison pill, que é um mecanismo de proteção aos acionistas, bem como aumento do limite de capital. A informação é do Estadão.
De acordo com o periódico, os acionistas da companhia reunidos em assembleia geral extraordinária (AGE) aprovaram todos os itens da pauta.
Também traz que pesou no encontro a força do bloco de acionistas de referência, formado pela pela gestora Dynamo (10,28%) e o fundo Samambaia, de Ronaldo Cézar Coelho (8,58%).
Completa a lista de grandes acionistas a gestora BlackRock, com participação de 5,01% na Vibra. O restante das ações é pulverizado entre acionistas menores.
Vibra (VBBR3) e Petrobras (PETR4)
Nesta data, mais cedo, o diretor financeiro e de relacionamento com investidores da Petrobras, Sergio Caetano Leite, disse que a empresa não está discutindo no momento a recompra da Vibra, antigo braço de distribuição de combustíveis (que era chamada de BR Distribuidora), privatizada em 2019.
Segundo o Valor Econômico, a Petrobras saiu totalmente do controle da empresa em 2021, mas o processo previu a assinatura de um contrato de uso da marca BR nos postos por dez anos.
Leite disse afirmou que alguns fundos de investimento estão comprando ações na expectativa de que a petroleira recompre a Vibra, mas essa operação não está em debate na companhia.
Prisma Capital
Vale lembrar que duas semanas atrás a Vibra comunicou que estava encerrando o acordo de investimentos e consultoria que tinha firmado com a Prisma Capital, para a constituição de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) que receberia o aporte de imóveis da companhia (onde funcionam postos com a bandeira Petrobras).
Na ocasião, citou que a gestão e desmobilização seguiram em paralelo com outros avanços importantes, principalmente na monetização dessa carteira de ativos, além da criação de um ambiente favorável para a continuação das negociações diretamente com os revendedores.
Bolsa
A ação VBBR3 encerrou o dia 19 de julho de 2023 cotada em R$ 16,86.

- SAIBA MAIS SOBRE A VIBRA (VBBR3) E INVISTA COM ASSERTIVIDADE