A Vale (VALE3), juntamente com a BHP e a Samarco, devem assinar um acordo multibilionário com autoridades federais e estaduais para a reparação e compensação pelos danos causados pelo rompimento da barragem de rejeitos em Mariana (MG), ocorrido em 2015.
De acordo com informações da Reuters, o acordo engloba pagamentos já efetuados pelas empresas, novos recursos e obrigações que ainda serão assumidas pelas mineradoras. O rompimento da barragem da Samarco, joint venture entre Vale e BHP, ocorreu em novembro de 2015 e resultou na morte de 19 pessoas.
A tragédia deixou centenas de desabrigados e causou danos irreparáveis ao meio ambiente, afetando florestas, comunidades e o rio Doce, que sofreu contaminação ao longo de sua extensão até o mar do Espírito Santo.
Vale (VALE3) havia confirmado valor do acordo
A empresa havia confirmado, há alguns dias, que estava avançando nas negociações para um Acordo Definitivo em relação à tragédia do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. As negociações incluem um valor financeiro total estimado em R$ 170 bilhões.
A empresa reiterou ainda seu compromisso de apoiar a Samarco na reparação dos danos, incluindo a obrigação de financiar, em conjunto com a BHP, até 50% dos valores que a Samarco não conseguir arcar como devedora principal. A empresa estima que R$ 5,3 bilhões serão adicionados aos passivos relacionados à reparação de Mariana em seus resultados do terceiro trimestre de 2024.
De acordo com a mineradora, as tratativas envolvem a Samarco Mineração, a BHP Billiton Brasil e a própria VALE3, além de entidades públicas como o Governo Federal do Brasil, os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas e outras instituições.
Você leu sobre Vale (VALE3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!