Home
Notícias
Ações
Vale convoca Assembleia para definir presidente do Conselho

Vale convoca Assembleia para definir presidente do Conselho

Fundo de pensão do Banco do Brasil, com 7,01% do capital da Vale, requer votação sobre saída de Daniel André Stieler do Conselho de Administração

A Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil — a Previ — requereu a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária da Vale (VALE3) para deliberar sobre a destituição de Daniel André Stieler do cargo de membro do Conselho de Administração, mostra um comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira (23).

O pedido foi recebido pela companhia em 11 de junho de 2026 e analisado pelo Conselho, que deliberou pela convocação da assembleia em reunião realizada em 19 de junho.

A Previ, que detém 7,01% do capital social da Vale, baseou o requerimento nos artigos 121, 122 e 123 da Lei das Sociedades por Ações e na Resolução CVM nº 70/2022.

Contudo, o Conselho de Administração, por maioria, recomendou a rejeição do item, citando a notória evolução da governança corporativa da companhia nos últimos anos e o aprimoramento na geração de valor sustentável.

Publicidade
Publicidade

Candidatos à vaga e à presidência do colegiado

Caso a destituição seja aprovada pelos acionistas, a assembleia passará a deliberar sobre a eleição de um novo membro do Conselho para completar o mandato em curso até a Assembleia Geral Ordinária de 2027.

A Previ indicou o José Maurício Pereira Coelho para a vaga. Entretanto, o Conselho se absteve em relação a essa indicação, pois o candidato não passou pelo processo formal de indicação da companhia — embora reconheça que ele reúne as qualificações necessárias.

Em contrapartida, o próprio Conselho indicou a Sra. Ieda Gomes Yell para o cargo, destacando que ela já foi avaliada no âmbito do último processo de indicação da Vale e que sua nomeação reforça a diversidade e a complementaridade de competências do colegiado.

Se a destituição de Stieler for aprovada, os acionistas também votarão o novo presidente do Conselho, com dois nomes em disputa: Manuel Lino Silva de Sousa Oliveira, apoiado pela Previ, e Marcelo Gasparino da Silva, indicado pelo próprio colegiado.

Assembleia será 100% digital em julho

A assembleia está marcada para 22 de julho de 2026, às 10h (GMT-3), e será realizada exclusivamente de forma virtual, por meio da Plataforma Digital TEN. O prazo para credenciamento dos acionistas encerra-se em 20 de julho, enquanto os votos via Boletim de Voto a Distância devem ser enviados até 18 de julho.

Acionistas detentores de ADRs têm data de corte fixada em 25 de junho de 2026 para exercício do direito de voto, e serão representados na assembleia exclusivamente pelo JP Morgan Chase Bank.

O processo de envio de instruções de voto pelos detentores de ADRs tem previsão de início em 30 de junho e término estimado em 7 de julho de 2026.