A agência de classificação S&P Global Ratings revisou a perspectiva de crédito para o SoftBank Group de estável para positiva. O movimento positivo vem após a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações da projetista britânica de chips Arm Holdings (ARM) na última semana.
Segundo a S&P, a listagem da Arm levou a uma melhora substancial na liquidez do portfólio de investimentos do SoftBank. Além disso, é provável que isso perdure pelo próximo ano ou mais.
A recomendação de crédito da empresa é BB. A S&P espera que o grupo japonês continue fazendo investimentos de crescimento “apesar de um ambiente externo incerto”.
Em maio, a agência havia cortado a nota do SoftBank de BB+ para BB, citando exposição a empresas não listadas, que constituíam cerca de 62% da carteira de investimentos na época.
Com a listagem da Arm na bolsa de valores norte-americana Nasdaq, esse percentual caiu para cerca de 30%, disse a S&P.
Ações da Arm (ARM): o que aconteceu após o IPO?
No dia 14 de setembro, a empresa de chips estreou na bolsa de tecnologia dos EUA com uma valorização de 24,69% logo no primeiro pregão. Considerado o maior IPO do ano, as ações da Arm saltaram de US$ 51 para US$ 63,59.
Embora o primeiro dia de negociação tenha sido excepcional, a ação da empresa fechou na véspera pouco acima de seu preço de IPO.
O desempenho das ações da Arm tem sido decepcionante. Em apenas cinco dias, os papéis caíram mais de 26%. Durante todo o período de negociações, os ativos da Arm recuaram 20,74%.