A Rússia passou a assumir o controle de subsidiárias de multinacionais estrangeiras de países consideradas “hostis” ao governo de Moscou, comandado por Vladimir Putin. Tudo por causa da guerra contra Ucrânia.
Da acordo com matéria do Valor Econômico, as empresas envolvidas são a Baltika Brewing, pertencente à dinamarquesa Carlsberg, e a Danone Rússia JS, pertencente à Danone francesa. A gestão destas empresas passarão “de forma temporária” para a Agência Federal de Administração de Propriedades.
O decreto que permite que empresas sejam assumidas pelo estado russo – quase uma estatização de empresas privadas estrangeiras – foi assinado em abril por Putin. E trata-se de um mecanismo de retaliação econômica às supostas ameaças e sanções financeiras dos países considerados hostis à Moscou.
Rússia: nova ação é a segunda prevista no decreto
Mas esta não é a primeira vez que a Rússia lança mão desse mecanismo, segundo a publicação. As primeiras a terem as propriedades transferidas forma a finlandesa Fortum Oyj, concessionárias de propriedade; e a alemão Uniper SE.
Recentemente, o país assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), sob protesto da Ucrânia, país que foi invadido por ordem do presidente Vladimir Putin no dia 24 de fevereiro de 2022.
Você leu notícias sobre a Rússia. Quer ter dividendos em dólar? Então fale com a EQI!