Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Puxada por Vale, bolsa registra maior entrada de fluxo estrangeiro em um único dia

Puxada por Vale, bolsa registra maior entrada de fluxo estrangeiro em um único dia

A última quinta-feira (16) foi um dia histórico para a B3 ($B3SA3), a bolsa de valores brasileira. Segundo levantamento da própria B3, os investidores gringos injetaram R$ 6,5 bilhões no segmento secundário da bolsa, marcando o maior aporte de fluxo estrangeiro em um único dia. 

Este movimento foi impulsionado pela venda de mais de 173 milhões de ações da Vale ($VALE3), realizada pela Cosan ($CSAN3), que zerou sua participação de R$ 9,1 bilhões na mineradora.

De acordo com a Bloomberg, esta foi a maior entrada de recursos estrangeiros no Brasil desde 2008. Já o Valor Data aponta que foi o maior aporte desde 2012, sendo considerado o maior da série histórica da instituição. 

A venda do bloco de ações da Vale atraiu recursos de bancos estrangeiros, resultando em um fluxo expressivo de entrada na B3 naquela sessão.

Apesar do volume significativo, analistas alertam que este movimento não deve ser interpretado como uma reversão do fluxo estrangeiro para a bolsa brasileira, mas sim como um evento pontual. 

Embora o fluxo de movimentações estrangeiras tenha ficado positivo pela primeira vez em 2025 com a injeção de recursos da última quinta-feira, não há indícios de um aumento no apetite dos investidores estrangeiros pela bolsa brasileira.

No relatório da Carteira de Ações da EQI Research, os analistas Felipe Reis e Amanda Fantini destacaram que, apesar de uma melhora no fluxo estrangeiro em dezembro, 2024 foi o pior ano de fluxo estrangeiro na bolsa desde 2019. 

Fluxo estrangeiro em 2024

Você leu sobre PALAVRA-CHAVE. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!