A Vale (VALE3) informou que a produção de minério de ferro totalizou 67,7 milhões de toneladas (Mt) no primeiro trimestre (1TRI25), resultado que é 4,5% menor do que o mesmo período do ano passado, quando havia atingido 70,8 Mt. Em seu relatório de produção e vendas, a companhia informou guidance entre 325 Mt e 335 Mt em minério de ferro para este ano.
Com relação à produção de pelotas a VALE3 informou que o total dos três primeiros meses do ano atingiu 7,1 Mt, resultado que foi 15,2% menor do que o informado dos três primeiros meses de 2024, quando havia alcançado 8,4 Mt. A projeção para este tipo de produção ficou entre 37 Mt e 42 Mt para 2025.
A mineradora informou que o desempenho no 1º trimestre foi marcado por maiores vendas de minério de ferro e pelo progresso no comissionamento dos projetos VGR1 e Capanema, garantindo uma maior flexibilidade operacional e aderência ao guidance de produção para 2025.
“O desempenho operacional do Cobre e Níquel foi forte, refletindo o desempenho consistente em todos os ativos, bem como o ramp-up do projeto VBME no Canadá, conforme o plano de produção da Vale, enquanto os níveis de chuva elevados impactaram ainda mais o Sistema Norte. O S11D continuou a ter um bom desempenho, atingindo a maior produção para um primeiro trimestre”, informou a mineradora.

Vale (VALE3): Sistema Norte foi 0,9 Mt menor no 1TRI25
Com relação ao Sistema Norte, a mineradora informou que a produção foi 0,9 Mt menor na comparação com igual período de 2024, impactada pelas restrições de licenciamento em Serra Norte, já previstas no plano de produção, a qual foram intensificadas pelos maiores níveis de chuva.
“Estes efeitos foram parcialmente compensados pelo sólido desempenho operacional do S11D, que atingiu a maior produção para um primeiro trimestre, estimulado pelas iniciativas de confiabilidade dos ativos”, completa o relatório da Vale.
Leia também:
As vendas de minério de ferro totalizaram 66,1 Mt, 2,3 Mt maiore do que o 1TRI24, suportadas pela venda de estoques avançados formados em trimestres anteriores, para compensar as restrições de embarque no Sistema Norte devido às chuvas, segundo a companhia.
“Dadas as condições atuais de mercado, a Vale tem priorizado ofertar produtos de teor médio, como nossos produtos blendados (BRBF) e produtos concentrados na China (PFC1), visando maximizar a geração de valor do nosso portfólio”, informou a companhia.
Você leu sobre Vale (VALE3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!