A produção da Petrobras (PETR4) caiu 10,5% na quarta trimestre do ano passado (4TRI24), ao atingir 2,628 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) ante 2,935 milhões boed do mesmo período do ano passado. Os dados contam no relatório prévio da petroleira. No total do ano passado, a produção atingiu 2,698 milhões boed contra 2,782 milhões boed, tendo uma retração de 2,1%.
A produção do pré-sal também caiu, passando de 1,937 milhão boed, no último trimestre de 2023, para 1,760 milhão boed dos três últimos meses do ano passado. No acumulado do ano, chegou a 1,813 milhão boed contra 1,806 milhão boed dop 4TRI23, tendo uma retraçao de 0,4%, ficando praticamente estável.

Produção da Petrobras cai devido a maior volume de paradas
A petroleira informou que a produção de óleo no pré-sal no 4TRI24 foi inferior à do trimestre anterior, devido, principalmente, ao maior volume de paradas para manutenção no campo de Búzios, parcialmente compensadas pelo topo de produção do FPSO Sepetiba e pelo início de produção dos FPSOs Maria Quitéria e Marechal Duque de Caxias.
“Em 2024, a produção de óleo no pré-sal foi de 1.813 Mbpd, 0,4% acima da de 2023. Durante o ano, tivemos ramp-up dos FPSOs Sepetiba, Almirante Barroso, Anita Garibaldi, Marechal Duque de Caxias e Maria Quitéria, que contribuíram para sustentar o nível de produção, apesar das paradas para manutenção no campo de Búzios observadas no 4TRI24”, informou a companhia em seu relatório.
Produção no pós-sal
Já a produção de óleo no pós-sal no 4TRI24 atingiu 295 mil barris por dia (bpd), representando um aumento de 7,3% em relação ao 3TRI24. Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pelo retorno à operação, ao longo do trimestre, de plataformas da Bacia de Campos que estavam em paradas para manutenção e pelo ramp-up dos FPSOs Anita Garibaldi e Anna Nery, fatores parcialmente compensados pelo declínio natural de produção.
“No comparativo anual, a produção no pós-sal em 2024 foi de 305 Mbpd, uma redução de 20% em relação a 2023. Essa performance se deveu principalmente, à restrição da produção nas plataformas que retornaram à operação ao longo do 4TRI24, junto com o declínio natural de produção”, explicou a empresa.
Em compensação, durante o ano a petroleira informou o ramp-up da plataforma Anna Nery, além da entrada em produção de quatro novos poços na Bacia de Campos.
Você leu sobre produção da Petrobras. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!