A Petrobras (PETR4) divulgou que cumpriu todas as metas de produção previstas em seu Plano Estratégico 2024-2028+, com margem de variação de ±4%. A produção total de óleo e gás natural alcançou 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), enquanto a produção comercial ficou em 2,4 milhões de boed. Já a produção de óleo atingiu 2,2 milhões de barris por dia (bpd).
A PETR4 também registrou novos recordes anuais de produção no pré-sal, com 2,2 milhões de boed de produção própria e 3,2 milhões de boed de produção operada. O volume extraído no pré-sal representou 81% do total produzido pela companhia em 2024, consolidando a região como estratégica para suas operações.
Segundo a petroleira, dois importantes marcos contribuíram para esses resultados: a entrada em operação antecipada do FPSO Maria Quitéria, no campo de Jubarte (Bacia de Campos), e do FPSO Marechal Duque de Caxias, no campo de Mero (Bacia de Santos).
Petrobras (PETR4): plataforma em Mero atinge capacidade máxima
O FPSO Maria Quitéria, inicialmente previsto para 2025, começou a operar ainda em 2024, reforçando a capacidade produtiva da empresa. Além disso, o FPSO Sepetiba, também no campo de Mero, atingiu sua capacidade máxima de produção de óleo após oito meses de operação.
Leia também:
O desempenho dessas plataformas ajudou a compensar parcialmente as perdas decorrentes de paradas para manutenção, declínio natural de campos maduros, interrupções não programadas determinadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e os impactos da greve do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Apesar desses desafios, a Petrobras conseguiu encerrar o ano dentro do planejado.
Outro destaque de 2024 foi o início das operações comerciais da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), localizada no Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí (RJ). Em novembro, a UPGN entrou em funcionamento com capacidade para processar 10,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia em seu primeiro módulo, reforçando a infraestrutura de processamento de gás natural da empresa.
Você leu sobre Petrobras (PETR4). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!