Termina na próxima terça-feira (26) o prazo para que clientes da 123Milhas possam solicitar a devolução de valores da agência de viagens. Segundo a administradora da recuperação judicial da empresa, dos quase 1 milhão de credores com direito ao reembolso, apenas 87 mil já formalizaram o pedido.
A Justiça de Minas Gerais aceitou o pedido de recuperação judicial da companhia há pouco mais de um ano. A decisão, assinada pela juíza Cláudia Helena Batista, suspendeu, na época, todas as ações e execuções contra a agência digital de viagens por 180 dias.
A companhia entrou com o pedido com uma dívida acumulada de R$ 2,3 bilhões. Na época, estimava-se que a relação de credores da 123Milhas ultrapassasse 700 mil pessoas físicas, segundo a análise da 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte.
123Milhas: veja quem faz parte do grupo de credores
Desde então, o processo andou e uma lista foi organizada com o grupo de credores da companhia. Fazem parte desse grupo:
- Clientes com passagens aéreas ou hospedagens contratadas que não foram prestadas;
- Aqueles com créditos ou reembolsos pendentes;
- Consumidores que venderam milhas à empresa e não receberam os valores;
- Fornecedores e prestadores de serviços com direitos a receber até o dia 29 de agosto de 2023, data do pedido de recuperação judicial.
Para verificar se o nome está na lista de credores, basta acessar o site destinado à recuperação judicial da empresa, clicar na aba “Lista 123 Milhas” e buscar pela inicial do nome.
Caso a pessoa não esteja na lista de credores, será necessário solicitar a inclusão do crédito no sistema. Esse procedimento pode ser feito diretamente no site da administradora judicial, sem a necessidade de um advogado.
No site, o credor deve preencher um formulário detalhado, anexando documentos como comprovantes de pagamento ou confirmação de compra de serviços não prestados. Se você tiver mais de um contrato com a 123milhas, será necessário repetir o procedimento para cada caso.
Entre os credores que já manifestaram posicionamento, 70.384 concordaram com o plano apresentado pela empresa, incluindo 66 trabalhistas e uma empresa de pequeno porte. No entanto, 9.132 credores quirografários e 13 trabalhistas apresentaram divergências.
Apresentação do plano
O plano de recuperação judicial da 123Milhas deve ser apresentado até 26 de dezembro. Segundo a Defensoria Pública de Minas Gerais, não há garantia de que os consumidores receberão o valor integral, e é provável que o pagamento seja parcelado. Os créditos trabalhistas têm prioridade e devem ser quitados em até um ano após a aprovação do plano. Já o pagamento dos demais créditos dependerá do plano a ser definido.
Você leu sobre 123Milhas. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!