Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Petrobras (PETR4) pretende mover sonda que aguarda para operar na Foz do Amazonas

Petrobras (PETR4) pretende mover sonda que aguarda para operar na Foz do Amazonas

A Petrobras (PETR4) já se prepara para mover a sonda que a companhia estacionou na Foz do Amazonas, no litoral do Amapá, considerada a nova fronteira exploratória.

Isso porque a estatal aguarda uma licença do Ibama para começar a operar, entretanto, por conta das negativas que o órgão já vem dando, a empresa poderá redirecionar o ativo para a Bacia de Potiguar.

Para se ter ideia, o custo dos equipamentos, por ora parados, beira o US$ 1 milhão, visto que boa parte dos recursos é arrendado para o referido trabalho na localidade.

Isso pressiona as margens da companhia, principalmente em período de divulgação de balanço, e o impasse com a autarquia se arrasta desde o ano passado.

A Região Amazônica, por sua vez, compreende a chamada Margem Equatorial, e a petroleira aguarda posicionamento do governo sobre a solicitação na Foz do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Entretanto, um parecer técnico do Ibama recomenda o indeferimento do pedido e o arquivamento do processo de licenciamento ambiental.

Acontece que o órgão ambiental afirma que faltam estudos que comprovem o impacto da exploração, além dos já entregues, e a petroleira justifica dizendo que neste momento, trata-se de pesquisa e aferição, para confirmar petróleo na localidade.

Desta forma, segundo a estatal, a efetiva exploração se daria em um segundo momento, onde, em tese, caberia o referido estudo.

Assim, a estatal informou que caso a mudança da Foz do Amazonas para Potiguar ocorra, o primeiro poço a receber a sonda seria o Pitu Oeste.

Ainda assim, a perfuração desses ativos também depende de licenciamento do Ibama, cujo processo está em andamento, pontuou a empresa.

Gráfico mostra a ação PETR4 na Bolsa.

Bolsa

A ação PETR4 caía 3,42% por volta das 14h25 de hoje, cotada em R$ 22,90. O ativo reporta queda de 23,92% no período de um ano.