Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Senador quer investigar Petrobras (PETR4) por venda de refinaria

Senador quer investigar Petrobras (PETR4) por venda de refinaria

Um senador da República quer investigar a Petrobras (PETR4) sobre venda de refinaria.

Trata-se de Omar Aziz (PSD-AM), para quem o movimento empresarial precisa ser checado, visto que “qualquer violação ao interesse da União, relação com a tentativa de descaminho de joias, ou qualquer ato que tenha gerado vantagens a autoridades nessa venda, será levado à Justiça para punição dos envolvidos”. A frase foi escrita em uma rede social por ele.

Vale destacar que Aziz (PSD-AM) preside a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado (CTFC), e o movimento diz respeito à Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, para o fundo Mubadala Capital, dos Emirados Árabes Unidos.

Ele disse que o primeiro passo da comissão será pedir documentos da Petrobras sobre a avaliação de preço abaixo do valor de mercado do ativo brasileiro para os estrangeiros.

Imagem mostra plataforma na produção da Petrobras (PETR3; PETR4)

Petrobras (PETR4): refinaria

Levantamento da Reuters aponta que na véspera a Federação Única dos Petroleiros (FUP) disse que apresentou pedido ao Ministério Público Federal (MPF) para que investigue eventual relação entre joias supostamente enviadas pelo governo da Arábia Saudita à família Bolsonaro e a venda da refinaria na Bahia.

Publicidade
Publicidade

O Mubadala Capital é o fundo soberano dos Emirados Árabes, e não da Arábia Saudita, mas a federação pontuou em nota que ambos os países são próximos geograficamente e que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria afirmado em entrevista recente que o presente fora acertado nos Emirados Árabes.

A transação

Em relação à venda, a agência destaca que a Rlam, rebatizada de Refinaria de Mataripe após a venda, foi vendida juntamente com seus ativos logísticos por 1,8 bilhão de dólares. De acordo com a FUP, o Instituto de Estudos Estratégico de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) avaliou o seu valor entre 3 bilhões e 4 bilhões de dólares.

Já a Polícia Federal abriu um inquérito nesta semana após a Receita Federal informar que o governo Bolsonaro não adotou os procedimentos necessários para a incorporação ao patrimônio público de joias presenteadas pelo governo saudita a uma comitiva brasileira que visitou o país em 2021. Parte das joias ficou retida na Receita Federal em Guarulhos –um conjunto avaliado em 16,5 milhões de reais–, enquanto um outro pacote foi entregue à Presidência.

Também disse que Bolsonaro recebeu um pacote de presentes supostamente enviado pelo governo saudita e decidiu ficar com eles em seu acervo pessoal, numa ação que seu advogado, Frederick Wassef, disse ter sido legal por se tratar de bens de caráter “personalíssimo”.

Ibovespa

A ação PETR3 subia 0,93% por volta das 14h15 desta quinta-feira (9), cotada a R$ 29,23, enquanto a PETR4 subia 1,53%, cotada a R$ 25,79.