Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Petrobras (PETR4) anuncia retomada da Fazenda Bálsamo

Petrobras (PETR4) anuncia retomada da Fazenda Bálsamo

A Petrobras (PETR4) informou na manhã desta sexta-feira (14) em documento encaminhado ao mercado que está retomando a produção no campo de Fazenda Bálsamo.

Em nota, destacou que obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), dando continuidade aos trabalhos de desinterdição do Polo Bahia Terra (Polo).

Também disse que iniciou a execução dos procedimentos operacionais necessários para o retorno seguro do processo produtivo desse campo que, somado à produção das instalações previamente autorizadas ao retorno operacional, possibilitará o reestabelecimento de aproximadamente 36% da produção total do Polo Bahia Terra.

E acrescentou que o Polo teve a operação paralisada por determinação da ANP no fim do ano passado e, desde então, a Petrobras vem envidando todos os esforços para o atendimento às condicionantes estabelecidas pelo órgão regulador e para garantir o reestabelecimento da operação das instalações do Polo Bahia Terra no menor tempo possível.

Gráfico mostra a ação PETR4 na Bolsa.

Petrobras (PETR4): BTG

O BTG Pactual (BPAC11) tem recomendação neutra para a Petrobras, com preço-alvo em R$ 35,70, conforme relatório divulgado dia 4 de abril de 2023.

Publicidade
Publicidade

De acordo com o banco de investimentos, subsidiar os preços dos combustíveis é certamente negativo, mas pode-se argumentar que não é altamente prejudicial para a Petrobras isoladamente com base nos preços atuais do petróleo.

“Mesmo assumindo o cenário em que a empresa pratica preços 10% abaixo do IPP e atua como única importadora do país, veríamos a ação negociada a 2,1x EV/EBITDA. Mas algumas ações devem realmente ser baratas, e tememos que isso seja apenas o começo e que mudanças em seu plano de capex, política de dividendos e despesas corporativas também possam estar no horizonte de curto prazo, o que acabaria por aumentar a pressão sobre os lucros e futuros múltiplos podem não parecer tão baratos”, destacou.

Para a instituição financeira, a Petrobras está entrando em uma nova fase e, embora existam cenários em que a rentabilidade seja um pouco preservada e a nova administração encontre equilíbrio entre interesses minoritários e controladores, recomenda-se cautela.

“A Petrobras continua sendo uma ação para posicionamento tático em oposição a uma história de carrego. Negociando com um dividend yield de 10% em 2023, reiteramos nossa recomendação Neutra”, frisou.

Bolsa

A ação PETR4 subia 0,69% por volta das 14h35, cotadas em R$ 26,22.