A Petrobras (PETR4) informou um aumento nos preços do querosene de aviação (QAV) para distribuidoras, entrando em vigor já a partir de hoje. Segundo informações divulgadas no site oficial da estatal, a alta foi de aproximadamente 3% nas praças de Betim (MG) e de 2% em Duque de Caxias (RJ) e Guarulhos (SP).
Essas alterações nos preços do QAV refletem as flutuações do mercado e podem impactar diretamente os custos operacionais das companhias aéreas, influenciando também as tarifas cobradas aos passageiros. A PETR4 realiza esses reajustes periodicamente, ajustando seus preços em resposta a variáveis do mercado interno e externo.
Em outubro, a petroleira havia informado que a partir desta sexta-feira (1), os preços de venda da molécula de gás serão atualizados, com redução média de 1,41% em relação ao trimestre anterior.
Petrobras (PETR4): contratos com distribuidoras de gás preveem atualizações
Os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação, para cima ou para baixo, às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio R$/US$. Para o trimestre que inicia em novembro de 2024 a referência do petróleo caiu 7,43% e o câmbio teve apreciação de 6,38% (isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 6,38%).
“Cabe destacar que desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula uma redução da ordem de 18% (incluindo os efeitos da redução de 1,4% de novembro) e que considerando o prêmio por performance aprovado e divulgado em maio de 2024, a redução acumulada média poderia atingir cerca de 20%”, informou a empresa.
Você leu sobre Petrobras (PETR4). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!