A Petrobras ($PETR4) informou a conclusão da venda de sua participação acionária de 30% na Brentech Energia para a Enegen Participações, que já detinha 70% das ações da Brentech, passando agora a ser a única proprietária da empresa.
A transação foi finalizada com a assinatura do contrato de compra e venda das ações, pelo valor de R$ 10,6 milhões, pagos integralmente nesta data. O negócio não apresenta condições precedentes, o que simplificou e acelerou o processo de conclusão.
De acordo com a petroleira, essa venda está alinhada com a estratégia da Petrobras de focar na descarbonização de suas operações, otimização do portfólio termelétrico e priorização de investimentos em usinas termelétricas a gás natural de alta eficiência.
Leia:
Petrobras (PETR4): usina não cumpre meta de descarbonização
Ainda de acordo com a companhia, a usina termelétrica Goiânia II, o único ativo da Brentech, é movida a óleo diesel – mais poluentes – e não possui sinergia com as atividades da Petrobras, que busca reduzir sua pegada de carbono.
A UTE Goiânia II, localizada em Aparecida de Goiânia (GO), conta com moto geradores a diesel e tem uma capacidade instalada de 145 MW. A unidade iniciou suas operações comerciais em 17 de janeiro de 2009 e encerrou seus contratos de venda de energia no ambiente regulado em 31 de dezembro de 2023. Atualmente, a usina está em processo de desmobilização.
Você leu sobre Petrobras (PETR4). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!