Após gerar polêmica e queda das ações na sexta-feira (30) ao anunciar nova queda no preço da gasolina, a Petrobras (PETR3, PETR4) volta ao noticiário.
Isso porque a empresa concedeu autorização às construtoras Odebrecht, Andrade Gutierrez e UTC para participarem novamente de licitações dos seus projetos.
Essas empresas estavam proibidas de concorrerem em processos da estatal desde a revelação, pela Operação Lava Jato, de um esquema bilionário de corrupção envolvendo diretores da Petrobras, construtoras e políticos.
A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. De acordo com o jornal, a justificativa da petroleira para liberar essas três companhias é que as empresas brasileiras estão mais familiarizadas com as demandas e necessidades dos projetos do que as estrangeiras.
A Petrobras informou ao jornal que, ao todo, 31 empresas estão habilitadas a participar de suas licitações. Para terem seus cadastros aprovados, as empresas devem cumprir as regras de compliance da estatal, comprometer-se a cumprir as leis anticorrupção e não possuir condenações judiciais.
No plano estratégico para o período de 2023 a 2027, divulgado no final do ano passado, a Petrobras pretende aumentar em 15% seu Capex (desembolsos com investimentos) em relação aos cinco anos anteriores, totalizando US$ 78 bilhões. Além disso, a empresa prevê investir outros US$ 20 bilhões em afretamento de plataformas.

INVISTA LÁ FORA: DESCUBRA O CAMINHO MAIS FÁCIL, RÁPIDO E SEGURO PARA DOLARIZAR SUA CARTEIRA