A Petrobras (PETR4) reforçou seu plano de investimento e, com isso, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou querer retomar a produção de navios no país.
O chefe do Poder Executivo esteve no Rio de Janeiro nesta data, onde fez a declaração, e disse que o Estado vai voltar a fabricar navios.
A iniciativa do político tem por objetivo aquecer a indústria naval brasileira que, em anos anteriores, foi uma das principais responsáveis pela empregabilidade no segmento offshore.
Estaleiros no Norte, com destaque para o Pará, e no Sul, com destaque para o polo naval de Itajaí, chegaram a ter três turnos para dar conta da demanda.
Por conta dessa tendência, a Petrobras tem se antecipado e promovido aproximação com fornecedores locais.
MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES
Petrobras (PETR4): plano de investimento
Em relação ao plano de investimentos, porém, este ainda está sendo formatado pela diretoria da petroleira e deverá ser divulgado somente no final de 2023.
Entretanto, a perspectiva de que o documento será mais “robusto” parte dos movimentos do próprio presidente Lula que tem pressionado a administração da Petrobras a fortalecer os investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Vale lembrar que o presidente da Transpetro, subsidiária de transportes e logística da Petrobras, Sérgio Bacci, disse recentemente que pretende fazer licitação para construção de embarcações para a estatal no primeiro semestre de 2024.
O executivo elencou que a Transpetro está em conversas com a Petrobras para definir o tipo e a quantidade de navios que serão incluídos em licitação.
Empregabilidade
Uma conta não oficial estima que com a retomada da indústria naval, a geração de empregos poderá alcançar o montante de 35 mil vagas diretas.
O objetivo da renovação é substituir unidades que estão chegando ao fim de sua vida útil nos próximos anos. A Petrobras deve afretar 36 embarcações.
Bolsa
Por volta das 14h25 a ação PETR4 subia 1,12%, cotada em R$ 30,80.

- VOCÊ LEU SOBRE A PETROBRAS (PETR4) E PODE INVESTIR NA COMPANHIA; SAIBA MAIS