O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o pacote fiscal, com o corte de gastos do governo, já foi definido. Agora, será redigido pela Casa Civil, e a próxima etapa será uma reunião com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), antes de ser levado à público. Porém, Haddad assegurou que o plano será divulgado ainda nesta semana.
“Estamos prontos para apresentar as propostas, mas é necessário respeitar o protocolo e garantir que o Congresso esteja alinhado com as medidas antes do anúncio oficial”, afirmou Haddad, destacando que a data exata do anúncio dependerá da agenda do Congresso.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, reforçou que as medidas de corte de gastos previstas no pacote não retiram direitos da população. “Estamos convictos de que as propostas são suficientes para cumprir a meta fiscal, e o ajuste permitirá que essa meta seja mantida até 2026”, garantiu Tebet, assegurando que a decisão já foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pacote fiscal: decisão já foi tomada por Lula
Haddad, por sua vez, evitou detalhar as medidas específicas antes da apresentação ao Congresso, mas enfatizou que a reunião desta segunda-feira (25) com o presidente Lula foi decisiva para fechar o pacote. “O presidente já bateu o martelo, e o caminho está definido”, afirmou o ministro.
Embora a previsão seja de que o anúncio oficial ocorra ainda nesta semana, Haddad acredita que a divulgação esta terça-feira (26) é improvável, pois depende da realização da reunião com Pacheco e Lira.
Na semana passada, o ministro da Fazenda havia cogitado que o pacote fosse divulgado até esta terça (26). De acordo com ele, o encontro com Lula, realizado mais cedo, serviu para ajustar os últimos detalhes dos textos que serão enviados ao Congresso, incluindo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei complementar.
Você leu sobre pacote fiscal. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!