A Light (LIGT3), concessionária distribuidora de energia do Rio de Janeiro, que pediu recuperação judicial e teve a demanda aceita por tribunal carioca, pode receber intervenção do governo.
A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para quem esta é “uma possibilidade em aberto”.
Isso porque, segundo ele, o governo não descarta a hipótese de uma intervenção federal na empresa, principalmente porque ela abastece 31 cidades, ou seja, presta um serviço de extrema necessidade à população.
Esta é a razão pela qual boa parte das autoridades de governo e chefes de autarquias se posicionavam contrários ao pedido de RJ por parte da Light. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), inclusive, disse que dificultaria o trâmite, até porque, no entendimento da agência, uma empresa pública como a concessionária não teria, em tese, o direito à RJ.
Vale lembrar que a Light tem R$ 11 bilhões em dívidas, embora, por ser uma holding, ela não tem credores diretamente, mas sim suas subsidiárias e companhias controladas, empresas pelas quais a energia chega aos lares mais distantes da Região onde atua.
Enquanto os advogados analisam o caso, o governo ameaça subir o tom, e o mercado assiste o desenrolar dos fatos, a Light não briga para defender sua posição e nem se justificar. Todo o empenho da concessionária está em alcançar alguma reconciliação com o Poder Executivo para, assim, diminuir o ruído político e traçar um plano de ação que seja bom para todos.

Light (LIGT3): intervenção do governo
Neste momento, a Light busca cativar o governo a antecipar a renovação da concessão para que a empresa siga distribuindo energia.
Isso porque a concessão se encerra em junho de 2026, mas a legislação brasileira permite que as empresas manifestem o interesse em renovar o contrato. O prazo para que a Light apresente o pedido de renovação se encerra em 4 de junho deste ano. Caberá ao governo federal autorizar a prorrogação ou decidir relicitar a concessão.
Bolsa
Por volta das 15h45 de hoje a ação LIGT3 recuava 1,54%, cotada em R$ 3,83.
- SAIBA MAIS SOBRE A LIGHT (LIGT3) E INVISTA COM ASSERTIVIDADE.





