Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Light (LIGT3) pode receber intervenção do governo, diz ministro

Light (LIGT3) pode receber intervenção do governo, diz ministro

A Light (LIGT3), concessionária distribuidora de energia do Rio de Janeiro, que pediu recuperação judicial e teve a demanda aceita por tribunal carioca, pode receber intervenção do governo. A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para quem esta é “uma possibilidade em aberto”. Isso porque, segundo ele, o governo não descarta […]

A Light (LIGT3), concessionária distribuidora de energia do Rio de Janeiro, que pediu recuperação judicial e teve a demanda aceita por tribunal carioca, pode receber intervenção do governo.

A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para quem esta é “uma possibilidade em aberto”.

Isso porque, segundo ele, o governo não descarta a hipótese de uma intervenção federal na empresa, principalmente porque ela abastece 31 cidades, ou seja, presta um serviço de extrema necessidade à população.

Esta é a razão pela qual boa parte das autoridades de governo e chefes de autarquias se posicionavam contrários ao pedido de RJ por parte da Light. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), inclusive, disse que dificultaria o trâmite, até porque, no entendimento da agência, uma empresa pública como a concessionária não teria, em tese, o direito à RJ.

Vale lembrar que a Light tem R$ 11 bilhões em dívidas, embora, por ser uma holding, ela não tem credores diretamente, mas sim suas subsidiárias e companhias controladas, empresas pelas quais a energia chega aos lares mais distantes da Região onde atua.

Publicidade
Publicidade

Enquanto os advogados analisam o caso, o governo ameaça subir o tom, e o mercado assiste o desenrolar dos fatos, a Light não briga para defender sua posição e nem se justificar. Todo o empenho da concessionária está em alcançar alguma reconciliação com o Poder Executivo para, assim, diminuir o ruído político e traçar um plano de ação que seja bom para todos.

Gráfico mostra a ação da Light na Bolsa.

Light (LIGT3): intervenção do governo

Neste momento, a Light busca cativar o governo a antecipar a renovação da concessão para que a empresa siga distribuindo energia.

Isso porque a concessão se encerra em junho de 2026, mas a legislação brasileira permite que as empresas manifestem o interesse em renovar o contrato. O prazo para que a Light apresente o pedido de renovação se encerra em 4 de junho deste ano. Caberá ao governo federal autorizar a prorrogação ou decidir relicitar a concessão.

Bolsa

Por volta das 15h45 de hoje a ação LIGT3 recuava 1,54%, cotada em R$ 3,83.