A Hidrovias (HBSA3) anunciou por meio de comunicado encaminhado ao mercado que passou a integrar o MoveInfra, movimento lançado no fim do ano passado para promover a infraestrutura sustentável no Brasil, se juntando as empresas CCR (CCRO3), EcoRodovias (ECOR3), Rumo (RAIL3), Santos Brasil (STBP3) e Ultracargo.
“A Hidrovias do Brasil tem investido no desenvolvimento do modal hidroviário de forma inovadora e sustentável e acredita que a maior integração dos diversos modais logísticos é o caminho para gerar maior competitividade logística para o Brasil e para a América Latina. A adesão tem por objetivo contribuir com a atuação do movimento, ampliando o olhar com um modal ainda pouco aproveitado e que tem inúmeras oportunidades de desenvolvimento”, disse.
Segundo Natália Marcassa, CEO do MoveInfra, a participação da Hidrovias do Brasil no debate sobre infraestrutura é importante para o fortalecimento das políticas de desenvolvimento do setor e para o aperfeiçoamento de medidas que permitam um ambiente de negócios seguro e transparente.
“Com a chegada da Hidrovias, ficamos ainda mais fortes para enfrentar os desafios e garantir mais investimento em obras estruturais importantes para o Brasil. Podemos dizer que, agora, estamos no céu, na terra, no mar e nos rios”, destaca Marcassa.

Hidrovias (HBSA3): MoveInfra
De acordo com o documento, o movimento tem o objetivo de construir um espaço de discussão sobre infraestrutura e propor as melhores práticas de gestão e implementação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento do setor. A associação atua também na agenda macroeconômica, que impacta no cenário fiscal e na captação de recursos para investimentos.
Rio Grande do Norte
Duas semanas atrás a companhia informou a desistência da potencial operação logística de sal no Rio Grande do Norte. A realização desse projeto, que recebeu um investimento de mais de R$ 130 milhões, vem encontrando dificuldades desde 2021.
Segundo o Valor Econômico, uma vez que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) negou o registro da instalação flutuante e todas as medidas administrativas e jurídicas também foram rejeitadas, a companhia aceitou a inviabilidade de realizar tal operação nos modelos inicialmente pensados.
Assim, a empresa afirma que irá destinar o ativo customizado para essa operação, denominado HB Potiguar, em outras oportunidades, seja ela, em novos projetos internos ou em parceria com terceiros.
Bolsa
A ação HBSA3 encerrou o dia 4 de abril de 2023 cotada em R$ 2,15.
- Saiba mais sobre a Hidrovias (HBSA3) e invista com assertividade.