A Vale ($VALE3) anunciou no final da noite de segunda-feira (26) que Gustavo Pimenta será o próximo presidente da companhia. A escolha foi realizada de forma unânime pelo Conselho de Administração, após um “rigoroso processo de seleção conduzido por uma empresa de padrão internacional”, conforme informou a mineradora.
Pimenta assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2025, enquanto o mandato de Eduardo Bartolomeo, atual presidente, termina em 31 de dezembro deste ano. Atualmente, Pimenta ocupa o posto de vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale.
A definição do novo nome encerra meses de indefinição, no processo de sucessão tumultuado pela tentativa fracassada do governo de emplacar o nome do ex-ministro Guido Mantega, opção criticada na empresa e no mercado. Desde o início do processo de escolha do novo presidente, o conselho da Vale perdeu dois integrantes: Vera Marie Inkster e José Luciano Penido, que chegou a afirmar que a empresa sofre de “nefasta influência política”.
De acordo com a empresa, a nomeação segue os requisitos do Estatuto Social da Vale, além de atender às suas políticas corporativas, regulamento interno e legislações aplicáveis.
Em comunicado, Gustavo Pimenta afirmou que pretende fortalecer o “diálogo com todos os stakeholders”, com foco na “segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente”. Ele também expressou confiança de que a Vale continuará progredindo em sua missão, com ênfase na geração e distribuição de valor, e elevando a empresa a novos patamares.
Quem é Gustavo Pimenta, novo CEO da Vale
Segundo a Vale, Gustavo Pimenta tem vasta experiência internacional nos setores financeiro, energético e de mineração, acumulando mais de 20 anos de carreira no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Em 2021, assumiu a vice-presidência executiva de Finanças e Relações com Investidores da Vale S.A., sendo também responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização.
Antes de ingressar na Vale, Pimenta trabalhou por 12 anos na AES, onde ocupou cargos como CFO Global, diretor de Planejamento e Estratégia e vice-presidente de Performance e Serviços. Ele também atuou como vice-presidente de Estratégia e M&A no Citigroup, em Nova Iorque.
Gustavo Pimenta, novo CEO da Vale, é graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getúlio Vargas.